Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma desenvolvida na UFT unificará informações em tempo real
TECNOLOGIA

Plataforma desenvolvida na UFT unificará informações em tempo real

Por Poliana Macedo | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 14h39 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 14h42

Integrar todas as informações geradas pelos setores dentro da universidade. Esse é o objetivo da nova plataforma desenvolvida exclusivamente pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) em parceria com a Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), ajustada ao modelo de gestão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que pretende produzir informações gerenciais seguras e acessíveis.

Segundo o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, a ideia inicial era apenas um sistema para monitorar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), porém no alinhamento das informações, as equipes envolvidas no projeto observaram que a plataforma poderia ser a base da integração das informações da universidade. “O desafio é que tenhamos um sistema próprio, único e integrado de toda a gestão com a elaboração de um software adaptado às nossas necessidades gerenciais, pois precisávamos de um instrumento que nos facilitasse todo o processo das ações anuais que o PDI traça ao longo dos seus cincos anos”, ressaltou.

Na universidade são geradas diversas informações em cada setor e para buscá-las, a Proap deveria requerer ao setor por e-mail ou documentos oficiais e, com essa plataforma, as informações serão atualizadas em tempo real.

O Diretor de Tecnologia da Informação, Juliano Rios ressaltou que a configuração inicial foi pensada para que toda e qualquer criação de módulo se acople nessa base principal, como uma “espinha dorsal” das informações da UFT, chegando assim à integração de toda a sistemática de planejamento e demais sistemas já criados e utilizados na universidade, como por exemplo, o Sistema de Gestão de Projetos Universitários (GPU), o Cadastro Unificado de Bolsas e Auxílios (Cubo) entre outros.

Na plataforma, foram inseridos o Plano de Governo da atual Gestão, a Auditoria e a Ouvidoria. Ainda segundo o pró-reitor Eduardo Erasmo, o SIE, o sistema de gestão atual orçamentário não será perdido, pois também está integrado nesta plataforma. “Nossa base de dados orçamentária é o SIE e continuará sendo, só que agora podemos fazer fluxos interconectados para melhorar a execução das atividades”.

Plataforma

Essa plataforma é o primeiro passo para a integração dos módulos já existentes e que poderão ser criados. Segundo os desenvolvedores da plataforma na DTI: os analistas Ivan Lima, Paulo Rogério e Elencarlos Soares, um dos benefícios dessa plataforma é o sistema de aviso para o cumprimento dos prazos de atualização e/ou acesso com a inserção das informações por cada setor, e que, as informações são auditáveis, ou seja, toda mudança é gravada, inclusive as exclusões.

A plataforma permitirá também a geração de diversos relatórios gerenciais por setor, eixos, objetivo e demais filtros.  A visualização dos fluxos de cada processo, a porcentagem de tarefas realizadas, ações propostas e cumpridas pelas Unidades Gestoras e todas as diretrizes e eixos que estão definidos no PAT e como no PDI.

Ainda segundo os desenvolvedores, a plataforma está em fase de testes e adequações em conjunto com a equipe da Proap, e estará disponível para acesso aos demais gestores após o treinamento no mês de março.

Projetos Futuros

Segundo o Coordenador de Desenvolvimento de Softwares, Rodolfo Medeiros, a equipe já trabalha na criação e atualização de outros módulos, que serão disponibilizados na Intranet, para integrá-los ao PDI da instituição, como a otimização e intersecção de vários sistemas disponibilizando uma única Caixa de Entrada para cada servidor; o “Atende Mais”, que é uma reformulação do atual sistema de solicitação de serviços internos e administrativos; e, o Catálogo de Produtos, que facilitará os passos para compras dentro da universidade, entre outros.

Treinamento

Na segunda quinzena de março, equipes de técnicos da Proap, Proad e Comissão Permanente de Avaliação (CPA) percorrerão todos os câmpus da UFT apresentando a sistemática desse novo instrumento e explicado o funcionamento do software para os gestores.

marcador(es): DTI,Proap,Home,PDI