Página inicial > Últimas Notícias > "Extensão, das linguagens aos fazeres de novos saberes" é titulo de dossiê de lançamento da Revista Capim Dourado
Revista Científica

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 17h38 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 17h38

A revista "Capim Dourado: Diálogos em Extensão", periódico da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), lançou nesta semana o seu primeiro dossiê, intitulado "Extensão, das linguagens aos fazeres de novos saberes". A organização da  revista foi realizada pela Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Maria Santana Milhomem e pelo diretor de Extensão e também diretor-geral da revista, Rumeninng Abrantes.

O dossiê de lançamento apresenta a temática de dialogar com a extensão. Informação essa que pode ser encontrada desde o prefácio da obra. "Dialogar com a extensão é uma posição que conflui um fazer político e reflete sobre qual o papel do Ensino Superior na sociedade brasileira, especialmente a majoritária parcela dela que não se enxerga representada ali". De acordo com a pró-reitora, neste exemplar, a universidade cumpre o seu papel de levar o conhecimento produzido no ambiente acadêmico. "A intenção é a de apresentarmos propostas de políticas públicas acessíveis às minorias, esse é o grande papel da universidade através da extensão. Que chegue para as minorias o conhecimento que nós produzimos com eles, que eles percebam que a academia está dando a sua devida importância aos seus fazeres, o seu saberes comum e seus saberes tradicionais", explica.

O periódico possui 122 páginas e conta com fotos e apresentação descritivas de projetos da academia que dialogam diretamente com a sociedade, dentre elas estão temáticas com: foco na  promoção da saúde de idosos; a cadeia pública de Tocantinópolis; a agroecologia; e, orientação profissional com jovens e adultos de escola pública, por exemplo. A versão completa pode ser lida aqui.

Leia o resumo do dossiê de lançamento:

As demandas sociais das universidades como espaço ainda privilegiado de formação, experimentação e validação de mecanismos reparatórios e compreensivos da realidade brasileira se complexificam na medida em que as fragilidades nacionais e globais se aprofundam. Neste sentido, é estratégico que reavaliem constantemente seu papel e compartilhem possibilidades de interação participativa e respeitosa, que protagonizem respostas autônomas, comunitariamente sólidas. As diretrizes nacionais da Extensão Universitária incorporam essa premente necessidade de comunicação, porque é na consolidação de caminhos, por trocas respeitosas de saberes e reconhecimento das formas distintas de produzí-los, que novos impactos serão produzidos, dinâmicos como se exigem aos desafios do tempo de fluidez e incertezas que vivemos. Focadas no potencial e chamado emancipatório dessas prerrogativas, a edição de abertura desta revista priorizará a transformação social construída coletivamente por métodos acessíveis e possíveis. Estimulará e divulgará as potencialidades de intervenção respeitosa que inspiramos e co-inspiramos: parte da base ética que preceituamos como missão e compromisso legado. Neste sentido, abre-se para adaptar criativamente os formatos de ação às possibilidades que as tecnologias disponíveis, abertas e democráticas, dispõem.

Revista Capim Dourado

Com  periodicidade semestral, a Revista Capim Dourado busca garantir a publicação de ações e protagonistas que estejam começando a vida acadêmica ou mesmo que não disponham do tempo para os formatos tradicionais, e prevê a inclusão do relato de experiências, mais informativo e sensível acerca das vivências de construção do conhecimento e fazeres.

De acordo com a pró-reitora, Maria Santana , através desse exemplar é possível levar uma universidade consideravelmente mais acessível para a comunidade. "A Revista de extensão, possui como um dos seus principais anseios, o de publicizar e de dar visibilidade aos trabalhos dos professores e técnicos que fazem extensão na universidade. Além disso, temos como objetivo o de facilitar os conhecimentos e os saberes produzidos na universidade para a sociedade e trazer para a instituição o que a comunidade também vem realizando a cerca de conhecimento", conta.

marcador(es): Proex,Propesq,Home,Periódicos