Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) finalizam nesta sexta-feira
SISU 2018/1

Inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) finalizam nesta sexta-feira

Por Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação | Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 17h54 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 14h03

A abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi antecipada para 23 de janeiro e vai até o próximo dia 26. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, 18, durante coletiva de imprensa sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O resultado das inscrições será divulgado no dia 29. Na UFT o interessado deve acessar a página da Prograd destinada aos processos de ingresso na graduação.

“Nós recebemos muitas demandas de jovens, estudantes e educadores com relação ao prazo do Sisu. Como conseguimos adiantar em um dia a divulgação do resultado do Enem, também estamos adiantando a abertura do Sisu”, explicou Mendonça Filho, lembrando que, inicialmente, as inscrições começariam em 29 de janeiro.

No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

A matrícula da chamada regular deverá ser feita entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. “Essa é a fase de preparação das matrículas. Os editais e a programação das universidades, evidentemente, não cabe ao MEC alterar. Cada uma tem a sua responsabilidade e a sua competência legal”, afirmou Mendonça Filho.

UFT

Até o meio-dia dessa sexta-feira (26), a UFT já recebeu mais de 40 mil inscrições pelo Sisu. Com cerca de 16.415 inscritos oriundos do Estado do Tocantins, seguidos por 2.761candidatos do Pará, outros 2.486 do Maranhão, 2.174 de São Paulo e 1.038 candidatos do Estado de Minas Gerais.

Os cursos mais procurados até o momento são Medicina (Câmpus de Palmas) com 5.389 inscrições, Medicina Veterinária (Câmpus de Araguaína) com 2.254 candidatos, Nutrição (Câmpus de Palmas) com 1.888 concorrentes, o curso de Direito (Câmpus de Palmas) e o curso de Enfermagem (Câmpus de Palmas) com 1.730 candidatos.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Senha

Para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades, os estudantes vão precisar da senha na Página do Participante. Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do site do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Lá, os candidatos têm três caminhos para recuperação da senha: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e, ainda, para quem esqueceu senha, e-mail e celular.

marcador(es): Prograd,Sisu,Home