Página inicial > Últimas Notícias > GT apresenta resultado de pesquisa sobre o clima organizacional no HDT-UFT
Protocolo de segurança do paciente

GT apresenta resultado de pesquisa sobre o clima organizacional no HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 18h34 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 19h00

O Grupo de Trabalho (GT) formado por lideranças de diversos departamentos concluíram a primeira etapa da implantação do Protocolo de Clima Organizacional e Cultura de Segurança do Paciente no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A atividade é uma demanda do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e se efetivou com a realização de pesquisa aplicada aos empregados no mês de maio, com a apresentação dos resultados, ocorridos no último dia 31.

O objetivo da pesquisa foi compreender o ambiente hospitalar do HDT-UFT, levando em consideração a percepção dos colaboradores com foco no clima organizacional e na cultura de segurança do paciente. E assim, por meio dos resultados, propuseram ações estratégicas, conforme pontos críticos identificados, que visam contribuir com o processo de melhoria do clima organizacional e da cultura da segurança do paciente.

Durante apresentação da Pesquisa de Clima Organizacional do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Na ocasião, a coordenadora do GT, Roberta Kelly Ferreira abriu as apresentações contextualizando sobre a metodologia da pesquisa, caracterizada em amostra estratificada e aleatória simples; no qual a população de estudo foram: empregados, cedidos, terceirizados e estagiário/residente do hospital, somando amostra composta por 300 colaboradores.

Em seguida a Chefe de Unidade e Planejamento, Carla Daniele do Santos e o estatístico, Laércio de Sousa Araújo, expuseram os resultados em gráficos, apontando ao final as propostas. Questões ligadas ao relacionamento interpessoal, liderança, motivação e comunicação serão os norteadores das ações a serem executadas na segunda etapa, que prevê rodas de conversas educativas, capacitações, campanhas de pertencimento voltadas ao público interno, entre outras.

Para encerrar, o psicólogo hospitalar, Ruy Ferreira da Silva abordou algumas reflexões analíticas da pesquisa, com enfoque em novas perspectivas com relação ao clima organizacional. “Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo”, citou o autor Daniel Godri Junior e finalizou com a afirmativa de que “juntos estamos construindo o HDT-UFT”.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT