Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT apresenta resultados de boas práticas na gestão hospitalar em dois eventos nacionais
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h51 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h57

A execução do “Plano Diretor Estratégico (PDE) 2017-2018: um novo olhar, um novo agir”, do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) já rendeu resultados positivos. Como referência de boas práticas na gestão hospitalar, o PDE foi apresentado no Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Hospital Sírio Libanês (PROADI SUS HSL /2015-2017), em São Paulo (SP) e no Fórum de Boas Práticas e de Inovação em Gestão Pública, em Cuiabá (MT), nos dias 25 e 26 de outubro.

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do PROADI SUS do Hospital Sírio Libanês (Foto: Arquivo/HDT-UFT)
A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Zilene do Socorro Santa Brígida da Silva, uma das porta-vozes do hospital no evento do PROADI SUS HSL ressalta que na seleção, foi levado em consideração os resultados dos planos, no qual identificaram grandes impactos, com baixo custo. “É importante ressaltar que o fator de sucesso está relacionado ao investimento em material humano; executar os fluxos e protocolos com eficiência só funcionam com a dedicação e motivação dos profissionais envolvidos”, disse.

Entre os resultados já alcançados, estão a implantação e funcionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), melhoria da imagem do hospital frente aos fornecedores, usuários e sociedade, institucionalização e êxito nos processos de compras compartilhadas, criação e funcionamento das comissões, núcleos, comitês e núcleos de trabalho, intensificação no processo de capacitação, melhorias na área de infraestrutura física e tecnológica, desenvolvimento de comunicação institucional efetiva, entre outros.

Para a Chefe do Setor de Logística, Nadja Barros, o seminário trouxe a possibilidade de apresentar, divulgar e refletir sobre os resultados do PDE. “Foi uma importante integração que permitiu a valorização dos participantes”, concluiu. Na dinâmica do evento, foram divididos grupos com rodas de conversa, no qual houveram apresentações para os integrantes e os facilitadores, e em seguida, ocorreu a plenária com os profissionais do Sírio-Libanês.

Coordenadora de Avaliação e Monitoramento do PDE, Carla Daniele Santos durante apresentação (Foto: Arquivo/HDT-UFT)

A Coordenadora de Avaliação e Monitoramento do PDE, Carla Daniele Santos, representou  o HDT-UFT no Fórum de Boas Práticas e de Inovação em Gestão Pública, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. “Foi uma forma de reconhecimento e uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido no Hospital e conhecer outras iniciativas inovadoras”, disse, destacando que o grande diferencial desse projeto aplicativo está no método adotado em que não há separação entre o sujeito que planeja e o sujeito que executa, estimulando a participação e criando um sentimento de pertencimento nas pessoas envolvidas.

Sobre o PDE

O objetivo do trabalho consistiu na proposição de planos de ação para o enfrentamento de macroproblemas identificados e priorizados pela equipe ampliada a partir da análise situacional realizada no HDT-UFT entre março e maio de 2016. Ao todo foram propostas 29 ações relacionadas, em suma, à definição de fluxos, padronização de procedimentos e documentos, capacitação de pessoal, fortalecimento de relacionamento com fornecedores, definição de linhas de cuidado, implantação de núcleo de regulação e trabalho em rede, todas consensuais, a serem executadas até dezembro de 2018.

Das 124 atividades planejadas para 2017 e 2018, já foram concluídas 48 atividades e mais 31 estão em andamento. O processo de produção contou com a especialização de 09 componentes da equipe de governança (superintendência e gerências) e de uma profissional da Ebserh, no curso de gestão de hospitais federais do SUS, projeto da parceria Ebserh e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT