Página inicial > Últimas Notícias > Restaurante Universitário é inaugurado no Câmpus de Porto Nacional
assistência estudantil

Restaurante Universitário é inaugurado no Câmpus de Porto Nacional

Por Daniel dos Santos Coelho Silva | Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 17h48 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 09h35

Arroz, feijão, carne ao molho madeira, torta, beterraba, couve-flor e tomate. Para sobremesa: maçã ou cremosinho. Além do suco de caju. Com esse cardápio, o Restaurante Universitário (RU) foi inaugurado no Câmpus de Porto Nacional nesta segunda-feira (11).

Nivia Suric foi a primeira estudante a se servir no RU de Porto Nacional (Foto: Daniel dos Santos)

Para a caloura Nivia Suric, que veio de Goiás para estudar História em Porto Nacional, o RU é muito importante para assegurar a permanência do estudante na universidade. “Tem estudantes que passam o dia todo na universidade porque tem aula ou porque tem de estudar. Poder comer em um lugar que cobra barato é muito bom para quem não tempo e nem dinheiro”. Nivia foi a primeira estudante a se servir no RU de Porto Nacional e se disse satisfeita. “A comida estava muito boa. Espero que continue assim”.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o diretor do Câmpus, George França, e o representante dos acadêmicos, Lucas Oliveira, comemoraram que ter um espaço para as refeições é uma grande conquista para a UFT em Porto Nacional. “É uma vitória da comunidade acadêmica, sobretudo dos alunos que há muitos anos fazem essa reivindicação. Mas não acaba aí. Agora a gente tem outros objetivos para a melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos, como a casa do estudante e área esportiva”, explica França.

Reitor da UFT e diretor do Câmpus inauguram o Restaurante Universitário em Porto Nacional (Foto: Daniel dos Santos)

O valor da refeição no almoço e jantar é de R$ 2,50 para estudantes, R$ 5,80 para técnicos e professores e R$ 10,80 para a comunidade externa. O café da manhã é R$ 1,50. Estudantes quilombolas, indígenas ou moradores da Casa do Estudante não pagam.

Para ter acesso ao Restaurante Universitário o acadêmico precisa ter a carteirinha, que pode ser solicitada De 11 a 15 de setembro no hall de entrada do CGE, Após esse período o interessado deve dirigir-se à recepção da Direção do Câmpus. O restaurante vai funcionar das 7h às 8h para o café da manhã, das 11h30 às 14h para o almoço, e das 18h às 19h30 para o jantar.

Estrutura
O RU ocupa o espaço onde era a antiga lanchonete do Câmpus, no estacionamento principal. Sua estrutura, que passou por reformas e adaptações, tem 72 cadeiras e mesas, local para a higienização das mãos e banheiros feminino e masculino totalmente adequados a deficientes físicos. A capacidade máxima de pessoas no local é de 288 por período. O Restaurante Universitário de Porto Nacional atenderá estudantes com café da manhã, almoço e jantar. A estimativa é de que o RU sirva aproximadamente 870 refeições diariamente.

O custo da obra foi avaliado em R$ 111 mil reais entre a estrutura física e equipamentos, e contou com subsídios do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa, destacou que a construção do RU é mérito da mobilização dos estudantes que provocaram essa demanda na instituição.