Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT registra primeiro pedido de patente internacional de sua história
Início do conteúdo da página
inovação tecnológica

UFT registra primeiro pedido de patente internacional de sua história

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sábado, 09 de Setembro de 2017, 20h15 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 09h36

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) depositou seu primeiro pedido de patente internacional pelo Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Isso significa que a inovação tecnológica realizada por pesquisadores das instituições tem prioridade em 195 países nos próximos 18 meses, caso outros inventores solicitem o registro de patente.

Da esquerda pra direita: os inventores Éber Souza, Sérgio Ascêncio e Adão Montel (Foto: Daniel dos Santos)
O produto depositado é resultado da pesquisa desenvolvida durante a dissertação de mestrado defendida por Éber Souza, sob a orientação do professor Sérgio Ascêncio, docente nos programas de pós-graduação em Agroenergia e Rede Bionorte da UFT, e co-orientação do professor Adão Montel, docente na UFT. Os três são creditados como inventores da inovação, que consiste em produzir açúcar fermentescível – ou seja, que pode ser convertido em álcool (etanol) – tendo como fonte de matéria-prima a quitosana, presente em crustáceos e insetos.

A criação
Foi durante o mestrado em que Éber Souza pesquisava como aumentar a produtividade de álcool, através do reaproveitamento de resíduos da cana de açúcar, que ele fez sua descoberta. Por sugestão de seu co-orientador, Adão Montel, o pesquisador resolveu testar a quitosana, polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos, e conseguiu desenvolver açúcar fermentescível a partir disso. “Isso foi feito com a degradação da quitosana utilizando métodos químicos de baixo custo. Em seguida, através de técnicas de purificação e isolamento de moléculas e utilizando tecnologia de ponta foi possível identificar a estrutura química do composto fermentescível”, explica Souza. O experimento, que contribui para elevar o nome da instituição a nível internacional, foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Produtos Naturais - UFT (LPPN-UFT), coordenado pelo professor Sérgio Ascêncio.

O produto desta invenção pode ser utilizado na indústria de biocombustíveis e demais procedimentos ou fórmulas envolvendo o uso do etanol. A inovação vai ao encontro do interesse mundial pela diversificação de matrizes energéticas. Por conta deste potencial internacional é que houve o interesse em registrá-la em um sistema de patentes que engloba diversos países, como explica o co-orientador. “Em um país como o Japão, o potencial de uso desse biocombustível é enorme. Porque eles não têm as mesmas condições climáticas e de solo que o Brasil tem para produção de cana de açúcar. E por outro lado já possuem uma grande produção de pescados estabelecida. Com isso, o que hoje é descartado na produção de camarão, por exemplo, pode ser reaproveitado para produção de biocombustível”.

Para efeito de comparação, a produção de álcool com uma tonelada de cana de açúcar é de 80 litros, enquanto que uma tonelada de quitosana resulta em cerca de 250 litros de álcool. Dentre as linhas de pesquisa do professor Sérgio Ascêncio, destaca-se a de Aproveitamento de Resíduos, vinculado ao Mestrado em Agroenergia - UFT. "Buscar soluções que permitam diminuir os resíduos industriais, bem como aproveitar o potencial de matérias primas descartadas como lixo, no sentido de transformá-las em uma nova matriz energética de baixo custo e alto rendimento, comparado com as matrizes atuais, tem sido o foco em nossas pesquisas no programa de pós-graduação em Agroenergia-UFT", completa o mentor da pesquisa Sérgio Ascêncio, que além desta patente internacional, também possui outras três nacionais depositadas no NIT UFT.

Núcleo de Inovação Tecnológica
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é um setor ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e tem como objetivo a proteção, manutenção e transferência de propriedade intelectual. Segundo o atual diretor Kendi Ito Jr, o trabalho é para orientar os pesquisadores quanto à propriedade intelectual, como legislação e realização de cursos e palestras, além de divulgar as tecnologias geradas na universidade.

Segundo dados do NIT, além desta primeira patente internacional, atualmente existem 23 pedidos de patentes a nível nacional depositados pela UFT no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e sete pedidos em análise pelo NIT. Também foram concedidos seis registros de programas de computador (software) criados na UFT.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Propesq,PPGA,Home,Bionorte
Fim do conteúdo da página