Página inicial > Últimas Notícias > Primeiro dia de reuniões do Forplad movimenta o Câmpus de Palmas
Fórum

Primeiro dia de reuniões do Forplad movimenta o Câmpus de Palmas

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 18h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 00h42

A 3ª reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad) começou nesta quarta-feira (23) com várias atividades. Às 9h, no Bloco IV, houve a apresentação do evento, chamado "O Forplad - visão geral para novos pró-reitores" com o coordenador nacional Tomás Dias Sant´Ana; a coordenadora da Comissão de Administração, Tânia Mara Francisco; a coordenadora da Comissão de Planejamento e Avaliação, Raquel Trindade Borges; e a coordenadora da Comissão de Modelos, Alda Maria Napolitano Sanchez.

À tarde, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) ocorreu a abertura oficial do evento, com os coordenadores locais da 3ª Reunião do Forplad e apresentação da Instituição pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato. Seguiu-se, então, a palestra de abertura com o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves e, logo após, uma sessão de relatos da Comissão de Modelos e Coordenação Nacional, com Alda Maria e o coordenador nacional Tomás Sant'Ana.

Parte da mesa de abertura do Forplad, que segue até a próxima sexta-feira (Foto: Reprodução Youtube UFToficial)Parte da mesa de abertura do Forplad, que segue até a próxima sexta-feira (Foto: Reprodução Youtube UFToficial)

O vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, contou que o Forplad impacta na visão de organização de uma Universidade e que espera bons resultados da reunião. "Esse primeiro momento do Forplad é importante para nossas Universidades num ponto de vista econômico, como no contingenciamento de recursos, e num ponto de vista político. A presença desse fórum nos oportuniza discussões, troca de ideias, experiências e sugestões de como as Instituições Federais de Ensino poderão enfrentar esses momentos difíceis pelos quais viemos passando. Temos aqui representantes de praticamente todas as Universidades Federais em discussões de extrema importância e assuntos bastante atuais", disse Bovolato.

Palestra de abertura

Na palestra com o tema "O PNE e suas metas para o Ensino Superior", o diretor Mozart Neves expôs a dificuldade que as Universidades têm em se comunicar para chegar a seu principal objetivo: a educação. "Temos que pensar fora da caixa e ter visão de futuro. Esse fórum vê os movimentos também do setor privado. Para saber para onde queremos ir, devemos ter uma visão sistêmica", complementa o diretor.

Mozart Neves proferiu a palestra de abertura do Forplad (Foto: Reprodução Youtube UFToficial)Mozart Neves proferiu a palestra de abertura do Forplad (Foto: Reprodução Youtube UFToficial)

Durante a palestra, Neves avaliou a classificação das metas no Ensino Superior do Plano Nacional de Educação (PNE). O diretor pontuou cada uma das metas, como a Meta Doze (que deve elevar a tava bruta de renda e educação), a Meta Sete (que deve alcançar níveis de aprendizagem), Meta Treze (para elevar a qualidade da Educação Superior), Meta Quatorze (para elevar gradualmente o número de matrículas nas pós-graduações stricto sensu) e Meta Quinze (que garante a formação específica do nível superior de professores da educação básica em cursos de licenciatura). Logo depois, abriu-se roda de perguntas com os pró-reitores presentes.

Para prestigiar o primeiro dia do evento, a vinda de diversos representantes de Universidades do país, entre eles pró-reitores de Administração e de Planejamento, trouxe bons questionamentos. O Pró-reitor de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hélio Henkin, trouxe um panorama do que achou da palestra de abertura. "Achei excelente a apresentação do professor Mozart. Foi uma palestra muito rica e muito embasadora para a reflexão futura do próprio evento. Para um Fórum de Pró-reitores de Universidades Federais, mesmo que seja da área administrativa de planejamento e orçamento, é uma palestra que também abre muitas perspectivas para os diferentes trabalhos que se seguirão nos dias de hoje, de amanhã e sexta-feira".

O Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração segue até a sexta-feira (25) com atividades em pelo menos dois ambientes diferentes (Auditório do Bloco IV e no Cuica). A programação completa encontra-se aqui.

Confira, no vídeo abaixo, a íntegra da cerimônia de abertura realizada no Cuica:

Fórum de pró-reitores debate sobre orçamento, estratégias e indicadores até sexta

Visão geral do Forplad para novos pró-reitores é tema de reunião

marcador(es): Palmas,Proap,Home,Proad,Forplad