Página inicial > Últimas Notícias > Doutores em Ciências e Matemática da UFT podem integrar o Reamec

Doutores em Ciências e Matemática da UFT podem integrar o Reamec

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 16h50 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 08h36

Os interessados em fazer parte do corpo docente da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) têm mais uma oportunidade em setembro. É que neste mês ocorrerá uma reunião de colegiado da Rede que discutirá, entre outras pautas, a admissão de novos professores. Para que isso ocorra, é necessário que o concorrente faça o requerimento e arregimente da documentação; o contato na UFT é o professor Idemar Vizolli, que é o representante estadual do Reamec.

Há diversos critérios para o credenciamento de novos professores. É preciso ter título de doutor há mais de um ano e já ter concluído três orientações de mestrado. Além disso, é necessário obter autorização do colegiado de origem e também entrar em um Grupo de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os critérios completos podem ser conferidos na seção II, do capítulo IV do Regimento do Programa.

A UFT é integrante da Rede Amazônica de Ensino de Matemática e Ciências e, de acordo com o professor Vizolli, essa é uma ótima oportunidade da instituição formar doutores formadores de pesquisadores e professores da área, que observando a realidade podem construir conhecimento, de modo a promover o desenvolvimento regional sustentável e a justiça social. Vizzoli pontua ainda que a UFT já tem apresentado alguns avanços. "A Universidade conta com dois doutores formados pela Reamec e com quatro professores em fase de doutoramento, mas ainda há demanda de formação de professores doutores para atuar no ensino de Ciências e Matemática, tanto na UFT, como no IFTO, na Unitins e demais IES sediadas no TO", destaca.

Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec)

A Reamec é uma associação entre diversas Instituições de Ensino Superior da Região Amazônica Legal Brasileira que oferta o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), que tem como objetivo formar doutores que futuramente qualificarão outros mestres, pesquisadores e até doutores em sua própria região. Assim, a ideia é expandir o conhecimento e a qualificação na região Amazônica, de modo a criar intervenções locais positivas. A instituição abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e tem como meta formar 150 novos doutores até 2020. Tem como área de concentração a educação em Ciências e Matemática e duas linhas de pesquisa: Formação de Professores para a educação em Ciências e Matemática; e Fundamentos e Metodologias para a Educação em Ciências e Matemática.

marcador(es): Geral,Professores,Home