Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes recolhem meia tonelada de lixo às margens do rio Tocantins
TOCANTINÓPOLIS

Estudantes recolhem meia tonelada de lixo às margens do rio Tocantins

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 16h31 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 17h18

A aula durou todo o dia e foi realizada às margens do rio Tocantins (Foto: Sidinei Esteves/Divulgação)A aula durou todo o dia e foi realizada às margens do rio Tocantins (Foto: Sidinei Esteves/Divulgação))Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos para atividades econômicas ligadas à exploração de recursos naturais, a valorização da biodiversidade e a defesa ambiental, o professor Sidinei Esteves, do curso de Educação do Campo, Câmpus de Tocantinópolis, realizou uma aula diferente na última quarta-feira (02). A aula tradicional da disciplina de Educação Ambiental, dentro de uma sala, foi substituída por uma aula de campo, em que os alunos do 4º período do curso visitaram o Balneário Ceorta, às margens do Rio Tocantins. Após identificarem o problema ambiental os alunos se mobilizaram e recolheram cerca de meia tonelada de lixo das margens do rio.

A excursão durou todo o dia e foi realizada uma exploração pelo local, observando as matas ciliares e o rio, que é ponto de lazer para turistas e moradores da região. De acordo com o professor Esteves, em razão do alto fluxo de pessoas e de ausência de consciência ambiental, as margens do rio Tocantins têm sofrido com a grande poluição gerada pelo descarte de lixo no local. "Ao verificarmos toda a problemática em questão, fizemos um momento de reflexão em que os alunos mostraram-se preocupados com o futuro do local, pois a quantidade de lixo encontrada pode comprometer a biodiversidade local e do rio, o que pode até comprometer o uso do rio como fonte de lazer nesse local", afirma.

Os participantes da aula ainda fizeram um mutirão de coleta de lixo às margens do rio e conseguiram recolher cerca de 500 quilos de resíduos. Conforme as informações do docente, além do lixo, o rio Tocantins tem sido sofrido, ao longo dos anos, com a diminuição no seu nível de água, em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA). "Essa aula foi muito importante no sentido de reforçar o que aprendemos em sala de aula sobre o meio ambiente e para que os nossos alunos tivessem um contato direto com os problemas ambientais para que juntos possamos intervir  nessa situação ", finaliza Esteves.