Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Formação de Gestores terá turma para indígenas e quilombolas
PROEX

Curso de Formação de Gestores terá turma para indígenas e quilombolas

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 08h00 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 11h43

Estão abertas até o dia 28 de julho, as inscrições para participar do Curso de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura (CFGCC). São 150 vagas destinadas aos gestores, conselheiros e promotores de cultura em todo o estado do Tocantins. A segunda turma do curso contará também com uma turma especial para indígenas e quilombolas do Estado.

De acordo com a coordenadora do Curso, Sandra Rodrigues, não há limite no número de vagas para a turma de indígenas e quilombolas e estas não entram na contagem das 150 vagas reservadas. De acordo com Sandra, cerca de 50 quilombolas e indígenas já fizeram a inscrição que é realizada por meio de visita nas aldeias e nas comunidades pelo professor Adriano Castorino, um dos idealizadores da turma especial.

A turma especial é para os representantes das aldeias Xerentes, Krahôs, Karajás, Javaés e Apinajés e dos quilombos de Araguaína, Jalapão, Malhadinha e Barra da Aroeira. Diferentemente da turma regular, essa terá encontros presenciais por meio de visitas às comunidades e aldeias. O objetivo da turma especial de indígenas é tornar esses cidadãos protagonistas de ações culturais em suas comunidades.

O professor Adriano Castorino afirma que essa formação insere as populações indígenas e quilombolas no Sistema Nacional de Cultura (SNC). “É mais uma oportunidade da Universidade colocar em prática a sua missão institucional. Incluir essa parcela da população nos processos de decisão e governança da cultura é uma ação que torna a UFT ainda mais presente na vida de todos os tocantinenses”.

A coordenadora Sandra defende a relevância da turma. “O curso levará conhecimento técnico para comunidades riquíssimas em cultura. É uma ação de inclusão social de grande importância para o Tocantins”.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever no curso de qualificação semi presencial via formulário on-line, que foi simplificado para alcançar o máximo de representatividade nos municípios do estado. Para se inscrever basta que o candidato tenha concluído o ensino médio, ter conhecimento básico de informática e possua acesso à internet.

marcador(es): Proex,Home