Página inicial > Últimas Notícias > Anunciado investimento de R$ 600 mil para reforma da área assistencial do HDT-UFT
Araguaína

Por Daianni Parreira e Ronaldo Pedroso | Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 16h57 | Última atualização em Sábado, 24 de Junho de 2017, 01h49

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 600 mil para obras de reforma da área assistencial e adequação das enfermarias do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), localizado no município de Araguaína (TO).

O anúncio foi feito durante visita técnica ao HDT-UFT, realizada nesta sexta-feira (23), momento em que destacou a importância da criação do curso de Medicina em Araguaína. “O HDT tem toda infraestrutura para receber professores e alunos da área de saúde, além de ser importantíssimo para manter a tríade de ensino, pesquisa e extensão e ainda ser exemplo na assistência à saúde da população”, completou.

O vice-reitor no exercício da Reitoria da UFT, Luís Eduardo Bovolato, destacou a incorporação do HDT à Universidade. “Vendo o hospital antes e depois, é motivo de muita satisfação e muito orgulho. A decisão de acolher o hospital na UFT foi acertada, embora naquele momento muitos não entendessem a dimensão da importância que o hospital teria para a Universidade”, lembrou.

Presidente da Ebserh, Kleber Morais durante discurso (Foto: Daianni Parreira)

A visita de Kleber Morais teve o objetivo de conhecer as dependências da unidade hospitalar e completa o giro do gestor por todas os 39 hospitais filiados à estatal. “Em julho completamos um ano da nossa gestão, completando um ciclo de visita a todas unidades da Rede Ebserh, além de termos visitado outros hospitais que têm o interesse de integrar a nossa rede. Vários prefeitos, governadores, reitores têm nos procurado com esse interesse”, salientou.

Na ocasião, houve a inauguração simbólica na nova estrutura do HDT e visita técnica às instalações da unidade. O superintendente José Pereira Guimarães Neto agradeceu a presença de todos e apresentou os avanços do HDT-UFT, após a conquista da gestão plena. “É uma enorme satisfação recebe-los em nossa casa para contarmos um pouco da nossa história que embora tenha pouco tempo, já conta com algumas conquistas importantes, graças ao empenho de cada profissional e ao apoio da Ebserh. O anúncio do presidente é extremamente relevante para a Unidade e certamente vamos nos aproximar mais do nosso propósito de ser um hospital de excelência”, pontuou.

Inauguração simbólica da enfermaria modelo do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Também estavam presentes na solenidade, o diretor e a vice-diretora do Câmpus de Araguaína da UFT, José Manuel Sanches e Kênia Ferreira Rodrigues; a analista jurídica da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Juliana Dias; a superintendente do Hospital Universitário de Brasília, Elza Noronha; o superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Goiás, José Garcia Neto; o superintendente do Hospital Universitário de Campina Grande, Homero Gustavo; a superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira,  Mônica Paulino; a promotora de Justiça, Araína Dalessandro; a coordenadora do Curso de Medicina da UFT em Araguaína, Clarissa Cordova; e a coordenadora de Comunicação Social da Ebserh, Natália Tavares.

Melhorias
Desde que assinou contrato de gestão com a Ebserh, o HDT-UFT já apresentou inúmeras melhorias, como a conquista da Gestão Plena que, dentre outras vantagens, possibilita à unidade receber de forma direta o repasse de recursos dos atendimentos de saúde realizados por meio da contratualização com Sistema Único de Saúde (SUS), o que dá mais transparência e agiliza a gestão dos recursos.

Em relação a investimentos, nos anos de 2015 e 2016 foram descentralizados R$ 10,6 milhões por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitário Federais (Rehuf). Em 2017, o valor já chega a R$ 4,2 milhões.

Sobre recursos humanos, o HDT-UFT contratou 77% do quadro de pessoal previsto no concurso público realizado pela Ebserh. O certame disponibilizou 275 vagas distribuídas nas áreas médica (63), assistencial (184) e administrativa (28). Todos os profissionais aprovados dentro do número de vagas estabelecido no edital serão convocados dentro da vigência do concurso.

Na área de tecnologia, houve a renovação completa dos equipamentos, com a aquisição de 90 computadores, 88 nobreaks, dentre outros. Ainda houve a estruturação do cabeamento em todo o hospital, implementada a Política de Segurança da Informação e iniciada a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), um software dividido em módulos (farmácia, estoque, pacientes, internação, exames, cirurgias, dentre outros), que padroniza práticas administrativas e assistenciais, e estende aos pacientes inúmeras facilidades, como o prontuário eletrônico.

Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home