Página inicial > Últimas Notícias > I Mostra de Música traz apresentações instrumentais e de canto para a comunidade
EXTENSÃO

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 16h35 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 18h03

Com o intuito de apresentar os resultados das atividades do primeiro semestre do programa de extensão Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical (OCA Musical), ocorre, nesta quinta-feira (08), a I Mostra de Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento promovido em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) com início às 19h, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas.

Coral UFT em Canto (Foto: Divulgação)A Mostra contará com apresentações dos quatro projetos (Coral UFT em Canto, Orquestra Viva Música, Quarteto de Saxofones Artsax e Oficina de Performance Musical) que integram o OCA Musical, coordenado pelo técnico do Laboratório de Música da UFT, Bruno Barreto. "Cada um dos projetos mostrará um repertório específico, já que cada um é composto por grupos e propostas diferentes", afirma Bruno. As apresentações vão desde canto passando por flauta transversal, trompete, violino, viola, violoncelo, que são instrumentos que não fazem parte da apreciação musical comum da população brasileira.

Orquestra Viva Música (Foto: Eduardo Noleto/Divulgação)De acordo com Bruno Barreto, mais do que fomentar a cultura na UFT, o evento é importante por possibilitar que esses artistas apresentem aquilo que é produzido dentro da Universidade. "Fazemos bastante apresentações fora da Universidade e não é raro encontrarmos pessoas de dentro da instituição que não sabem que há dois anos existe um coral e há quatro anos um grupo cordas por aqui", destaca Barreto.Quarteto de Saxofones ArtSax (Foto: Nova Acrópole/Divulgação)

A intenção é que essa mostra ocorra periodicamente, todo final de semestre. Essa é apenas a primeira Mostra e a partir dele serão analisados os pontos positivos e o que pode melhorar. Bruno ressalta que essa primeira edição foi organizada de forma rápida, em função do calendário acadêmico, já que na próxima semana a maior parte dos alunos, inclusive integrantes do projeto, entram de férias.

Programa OCA Musical

A Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical foi criada no ano passado e uniu projetos que já existiam na Universidade em uma estrutura única. Atualmente, cerca de 140 pessoas estão envolvidas diretamente dentro do programa. O objetivo da OCA Musical é estimular e fortalecer a prática de atividades musicais dentro da UFT, envolvendo comunidade acadêmica e também a comunidade externa. "Acho que é a Universidade produzindo a Universidade, investindo em extensão, trazendo a comunidade pra dentro da instituição e ao mesmo tempo estreitando laços entre servidores e pessoas de categorias diferentes", finaliza Barreto.

Confira, abaixo, o programa da Mostra de Música:

PROGRAMA  DO CONCERTO

Arr: Edu Morelenbaum

Orquestra Viva Música
Repertório

New World Symphony (from Symphony No. 9)
Antonin Dvorak
Arr: Jeff Manookian

Eine Kleine Nachtmusik – 1° mov.
Wolfgang Amadeus Mozart

Hey Jude