Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos da UFT participam do maior evento em Genética Molecular de Plantas do Brasil
Biotecnologia

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 11h38 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 15h52

O Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas é atualmente o mais importante encontro da comunidade científica brasileira de genéticaAcadêmicos participantes do Simpósio. Foto_DivulgaçãoAcadêmicos participantes do Simpósio. Foto_Divulgação molecular vegetal. Pensando nisso, professores e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão participando do evento desde o início da semana, e apresentando trabalhos realizados no Laboratório de Análises Moleculares (Lam) da Incubadora de Empresas Habite do Câmpus de Gurupi.

O professor do curso de Medicina, Horllys Gomes Barreto, diz que está satisfeito com a participação e apresentação de oito trabalhos por alunos da UFT no Simpósio que fazem parte do seu grupo de pesquisa. “Além das apresentações, os acadêmicos estão aproveitando para fazerem novas parcerias em áreas estrategicamente importantes para universidade”, destaca.

Barreto acrescenta que “é uma satisfação muito grande participar de um evento como esse, ainda mais quando vejo os nossos alunos assumirem um papel de protagonista em um dos maiores eventos de genética molecular de plantas do mundo”, ressalta.

Ao todo oito alunos de iniciação científica participam do evento, sendo sete do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e uma do curso de Agronomia. “Os trabalhos foram apresentados pelos alunos em inglês, sendo que já foi fechado até parcerias que oportunizarão um trabalho de conclusão de curso para uma aluna e uma dissertação de mestrado para outro acadêmico participante, ambos poderão desenvolver os seus trabalhos na Universidade Federal de Lavras (Ufla)”, explica Barreto.

As alunas Thyeiry Winny e Manuella Costa apresentaram seus trabalhos, ambos sobre o gene Serf1, que está relacionado com a regulação daManuella e Thyeiry em apresentação de trabalho. Foto_DivulgaçãoManuella e Thyeiry em apresentação de trabalho. Foto_Divulgação embriogênese somática em plantas e falaram sobre a importância desse estudo.

Segundo Thyeiry, esse trabalho é fruto de uma importante parceria com o Laboratório Central de Biologia Molecular da Ufla e tem a sua importância para a produção de mudas por meio do cultivo in vitro de plantas, uma área pouco explorada no Tocantins. Já para Manuella o trabalho permitiu a seleção de um excelente marcador de embriogênese somática, o que será uma importante ferramenta para biofábricas, bem como, para o uso em programas de melhoramento vegetal.

Já o aluno Matheus Daude (bolsista pelo CNPq) teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho do Pibic e falou da experiência. “Lembro de quando conversei do projeto com o meu orientador, depois disso já fiz um estágio fora e vários cursos que me permitiram desenvolver na UFT, o primeiro trabalho com PCR em Tempo Real, que eu apresentei aqui e já estamos finalizando o artigo”, comenta.

O Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas destaca os avanços recentes na pesquisa em genética molecular vegetal, promove ainda interações entre cientistas brasileiros e líderes mundiais na área, e proporciona oportunidades para que pesquisadores seniors estabeleçam contatos com jovens cientistas, recém-doutores e estudantes.

marcador(es): Gurupi,Home