Página inicial > Últimas Notícias > Indígenas recebem noções de consumo por meio de projeto do curso de Direito
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES II

Indígenas recebem noções de consumo por meio de projeto do curso de Direito

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 17h54 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 16h18

Palestra foi no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix-Warã), na reserva Xerente (Foto: Silvio Jaca/Divulgação)Palestra foi no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix-Warã), na reserva Xerente (Foto: Silvio Jaca/Divulgação) ConsumoIndigenas_19mai17_SilvioJaca_Divulgacao(22).JPG (Foto: samuellima)Estudantes indígenas da etnia xerente receberam noções de consumo e das relações deles com os comerciantes das cidades de Tocantínia e Miracema no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix-Warã), na reserva indígena Xerente. A ação fez parte de um projeto da disciplina de Seminários Interdisciplinares II, do curso de Direito (Câmpus de Palmas), e foi desenvolvida por estudantes orientados pela professora Graziela Reis. Segundo o acadêmico Silvio Jaca, foi interessante notar como os indígenas tem uma cultura mais de ouvir que de falar. "Eles ficaram muito atentos às orientações dos representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tocantinense.

Participaram da palestra os estudantes Rogério Srône Xerente, Silvio Marinho Jaca, Felipe Tkibumrã e Ismael Barros Paiva. A abertura do evento, ocorrido na última sexta-feira (19) foi feita por Rogério Xerente, na língua nativa. As orientações foram repassadas pelo diretor de Ensino para o Consumo do Procon, José Santana, e pela advogada, também do Procon, Liliane de Moura Borges.

Segundo Jaca, a palestra foi idealizada para ser realizada no ambiente indígena com o objetivo de esclarecê-los e conscientizá-los sobre seus direitos e deveres como consumidores e também como comerciantes, vez que eles também vendem peças de artesanato. Os acadêmicos relataram que há casos em que os indígenas são lesados por desconhecimento das regras consumeristas e até com a retenção de cartões bancários e senhas por parte de comerciantes das cidades.

Confira, na galeria abaixo, algumas imagens das palestras desenvolvidas no Centro de Ensino Médio

Outras ações na disciplina

A disciplina Seminários Interdisciplinares, cuja titular é a professora Cristiane Roque de Almeida, vem desenvolvendo - por meio dos acadêmicos, orientados por docentes do curso de Direito - palestras em escolas públicas de Palmas sobre vários assuntos que envolvem Direitos e Deveres. Confira, abaixo, outras matérias em que foram desenvolvidas ações em escolas públicas da Capital, por grupos de estudantes na mesma disciplina.

marcador(es): Palmas,Direito,Home