Página inicial > Últimas Notícias > Avaliadores do MEC chegam nesta segunda-feira à UFT
Recredenciamento

Avaliadores do MEC chegam nesta segunda-feira à UFT

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 19h22 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 19h29

Uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) chega nesta segunda-feira (8) à Universidade Federal do Tocantins (UFT). A visita faz parte do processo de recredenciamento da Instituição. Até quarta-feira (12), três avaliadores cumprem uma extensa agenda que envolve reuniões, visitas às instalações do Câmpus de Palmas e análise de documentos.

Documentos foram preparados para a visita dos avaliadores (Foto: Katherine Lima/Proap)Documentos foram preparados para a visita dos avaliadores (Foto: Katherine Lima/Proap)

Ainda na segunda-feira estão previstas reuniões com gestores da UFT, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com professores e com técnicos administrativos. A terça-feira (9) está reservada à trabalhos internos da comissão e a reunião com os coordenadores de curso. Na quarta o trabalho deve ser finalizado à tarde com uma reunião entre os avaliadores e dirigentes da UFT.

A sala principal do Gabinete da Reitoria, no segundo andar do Bloco IV, foi reservada para o trabalho dos avaliadores e uma extensa gama de relatórios e documentos foi cuidadosamente preparada para a avaliação. Segundo a secretária executiva da Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), Katherine Lima, a comissão vai receber 79 pastas e apostilas organizadas em pastas por dimensões e eixos de avaliação, além dos relatórios institucionais publicados em livros.

Em reunião realizada na quinta-feira (04), o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, afirmou que a Universidade está preparada para o processo de avaliação e parabenizou as pró-reitorias e diretorias pelo empenho e pelo nível das informações apresentadas. "É possível perceber que a elaboração dos relatórios e o levantamento de dados não foram feitos apenas por obrigação, mas porque a equipe está realmente comprometida com o planejamento que foi imbuído desde o princípio nesta gestão", disse ele.

Ele esclareceu que o recredenciamento é um procedimento que ocorre normalmente de quatro em quatro anos e ressaltou que, além de servir para a avaliação do MEC, é uma oportunidade de autoconhecimento para a própria Instituição. "Esse é um momento no qual o MEC vem avaliar se o que a Universidade vem realizando confere com aquilo que foi consta no Plano de Desenvolvimento Institucional, se o que está descrito nos documentos confere com a realidade, mas é também um momento ímpar para que a própria Universidade, por meio da sistematização das informações, demonstre e enxergue claramente aquilo que vem fazendo e os pontos em que precisa melhorar", pontuou.

marcador(es): Reitoria,Geral,Proap