Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação educativa no HDT-UFT reforça importância da higienização das mãos
Início do conteúdo da página
Sensibilização

Ação educativa no HDT-UFT reforça importância da higienização das mãos

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 15h04 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 15h24

Durante os períodos da manhã e tarde desta sexta-feira (05), data em que se comemora o Dia Mundial de Higienização das Mãos, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) localizado em Araguaína (TO) desenvolve ação educativa voltada para os acompanhantes, visitantes e pacientes internados nas Alas, Hospital Dia e os atendidos no Ambulatório. A Unidade de Saúde é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Profissional durante ação nas enfermarias do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

 

Os profissionais distribuíram panfletos explicativos e falaram sobre a importância do cuidado diário com a higienização das mãos. “Lavar as mãos ou utilizar o álcool antes e após o contato com o paciente é essencial para a segurança tanto do paciente como do acompanhante, pois evita a contaminação por bactérias e diminui o risco de infecção”, ressaltou Jáder José Rosário da Silva, chefe de setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente.

A enfermeira e chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Hedisônia de Jesus Brilhante Costa lembra que a ação é contínua dentro do ambiente hospitalar, porém relatou que ficou surpresa com o retorno das pessoas que receberam a informação ao mencionarem que vão se atentar para esta questão no dia-a-dia, e não só no hospital.


Paciente João Paulo Soares de Oliveira e sua mãe Maria de Fátima Soares de Oliveira durante abordagem da profissional do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

 

O paciente João Paulo Soares de Oliveira, de 10 anos, foi um desses casos em que fez questão de enfatizar o aprendizado. “Eu aprendi que lavar as mãos é bom para tirar todas as bactérias, porque a gente pensa que a mão está limpa, mas na verdade está suja, pois a gente não enxerga os bichinhos”, falou. Já sua mãe, Maria de Fátima Soares de Oliveira, disse que vai adotar hábito independente de onde estiver.


registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home
Fim do conteúdo da página