Página inicial > Últimas Notícias > Conhecimento é como árvore, precisa ser cultivado, diz Dr. Rogério Custódio
GURUPI

Conhecimento é como árvore, precisa ser cultivado, diz Dr. Rogério Custódio

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 08h00 | Última atualização em Sexta, 21 de Abril de 2017, 16h19

A analogia do conhecimento com o crescimento de uma árvore que precisa ser cultivada foi feita pelo professor Dr. Rogério Custódio, docente titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Gurupi, ao proferir a Aula Magna do Curso de Pós-graduação em Química (mestrado acadêmico) no início deste mês. O palestrante destacou a importância da pós-graduação para promover o desenvolvimento da sociedade local. "É um simbolismo que desejo que frutifique aqui em Gurupi e no Tocantins".

Custódio falou para uma plateia de mais de 100 pessoas, entre técnicos, docentes e alunos (Foto: Divulgação)Custódio falou para uma plateia de mais de 100 pessoas, entre técnicos, docentes e alunos (Foto: Divulgação)

Custódio falou sobre o tema "A construção do conhecimento científico" para cerca de 100 pessoas, entre técnicos, docentes e alunos, no auditório do Câmpus. A aula inaugural também serviu como boas-vindas tanto para os alunos quanto para os professores do Programa. "As questões regionais tomaram uma dimensão significativa e alavancaram a ciência e a sociedade onde ela foi promovida", apontou o palestrante.

Currículo

O professor Custódio é bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1979), é mestre em Físico-Química (1982) pela Universidade Estadual de Campinas; doutorado em Ciências (1988), Livre-Docência (1999) e Professor Titular (2013). Realizou pós-doutoramento entre 1991-1993 no Departamento de Química da Universidade de Guelph, Ontario (Canadá) junto ao grupo do professor John D. Goddard. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente no desenvolvimento de métodos computacionais e matemáticos em Química e aplicação de métodos de mecânica quântica na obtenção de propriedades estruturais, eletrônicas e termoquímicas de átomos e moléculas.

Seleções
O primeiro edital do programa foi encerrado em março último, sendo aprovados sete candidatos, que farão pesquisas nas linhas "Controle e Remediação Ambiental", "Educação em Ciência e Ambiental" e "Química de Produtos Naturais". As áreas de concentração das pesquisas estão circunscritas em "Química Analítica/Ambiental" e "Química Orgânica". Segundo o coordenador do Programa, professor Douglas Henrique Pereira, no mês de maio já deverá ser lançado um novo edital para nova seleção do mestrado.

Confira, abaixo, fotos da Aula Magna e também um vídeo-resumo com o palestrante, Dr. Rogério Custódio.

marcador(es): Gurupi,Home