Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado Profissional em Filosofia promove aula inaugural com Marilena Chauí
PALMAS

Mestrado Profissional em Filosofia promove aula inaugural com Marilena Chauí

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 19h30 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 12h18

Evento será transmitido pelo YouTube e integra ciclo de debates que segue até quarta-feira

Marilena Chauí abre - via teleconferência - o Mestrado Profissional em Filosofia nesta segunda (Foto: Acervo UFS, em 17out2016)Marilena Chauí abre - via teleconferência - o Mestrado Profissional em Filosofia nesta segunda (Foto: Acervo UFS, em 17out2016)Uma palestra com a professora Marilena Chauí, por meio de teleconferência, abre nesta segunda-feira (10), às 18h30 no Bloco IV (Reitoria) no Câmpus da UFT em Palmas, as aulas do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). O programa é desenvolvido em rede e conta com núcleos situados em todas as regiões do país e integra um total de 16 universidades, entre elas a UFT.

Segundo o professor Paulo Sérgio Gomes Soares, a UFT ofertou dez vagas e todas foram preenchidas; em toda a rede foram 185 vagas, sendo preenchidas 157. "Acreditamos estar dando um grande passo na consolidação da Filosofia, enquanto campo de conhecimento, no Estado do Tocantins, e contribuindo para a formação e qualificação especializada de professores na região da Amazônia Legal", diz Soares.

A palestra de Marilena será transmitida pelo sistema de teleconferência da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do canal da Universidade no Youtube. A aula inaugural faz parte do I Ciclo de Debates sobre o Ensino de Filosofia, que seguirá com outras palestras e mesa-redonda até o dia 12 de abril.

Rede

Participam da Rede do Mestrado Profissional em Filosofia as seguintes universidades:

• Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Ceará (UFCE)
  • Universidade Federal de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Confira abaixo a programação do I Ciclo de Debates:

Dia 10/04/2017 – Auditório da Reitoria, Bloco IV, às 18h30

Aula inaugural: Prof. Drª. Marilena Chaui (USP)

A aula será transmitida pela UFPR TV, por meio do seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/TVUFPR)

Dia 11/04/2017 - Auditório da Reitoria, Bloco IV, às 18h30

Palestra: "Ensino de Filosofia no Brasil: avanços e desafios" - Prof. Dr. Pedro Gontijo (UnB); Mediador: João Paulo Simões Vilas Bôas

Transmissão pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/suportedtiuft/live

Dia 12/04/2017 - Auditório da Reitoria, Bloco IV, às 18h30

Mesa-Redonda:

Mediador: Eduardo Simões Silva

• “Ensino de Filosofia: uma proposta de politização a partir da Teoria Crítica de Herbert Marcuse” – Prof. Dr. Paulo Sérgio Gomes Soares (UFT).
  • “Tópicos sobre Ensino de Filosofia ciência e tecnologia” - Prof. Me. Leandro Beck Freiberg (UFT).
  • “A Filosofia e a docência: algumas reflexões à luz de Theodor Adorno” – Prof. Dr. Roberto Amaral (UFT).

Transmissão pelo canal do youtube: https://www.youtube.com/user/suportedtiuft/live

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia,Prof-Filo