Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos da Liga de Energia Solar fazem visita técnica ao Projeto Canguçu
Na Prática

Acadêmicos da Liga de Energia Solar fazem visita técnica ao Projeto Canguçu

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 15h10 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2017, 16h01

Propiciar uma experiência prática sobre os sistemas de geração de energia fotovoltaica, esse foi o objetivo da visita técnica realizada, neste último final de semana, pelos integrantes da Liga de Energia Solar (Lies) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ao Centro de Pesquisa Canguçu (CPC), localizado no município de Pium, sudoeste do Estado do Tocantins. Na ocasião, cerca de 10 acadêmicos dos cursos de engenharia elétrica, civil, jornalismo e direito conheceram o completo sistema de geração de energia solar.

De acordo com o responsável da UFT pela visitação, Leonardo Peris, assessor de projetos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), a visita surgiu como um estudo prático da Liga. "A ideia de ida ao Canguçu foi pela existência de um sistema completo de geração de energia solar supervisionado pelo Instituto Federal do Tocantins, que é o sistema que abastece o Centro de Pesquisa Canguçu coordenado pela UFT", explica.

O Canguçu foi inaugurado em agosto de 1999, mas no ano de 2003 passou a ser gerenciado pela UFT, e atualmente está sob a coordenação do professor Tarso Alvim do Colegiado de Engenharia de Alimentos. Pesquisadores podem agendar visitas ao Centro por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A visita foi supervisionada pelos professores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Fábio Lima de Albuquerque, Felipe Tozzi Bittencourt e João Coelho de Sousa, que desenvolvem estudos relacionados ao sistema de energia solar fotovoltaica que alimenta o Centro Canguçu.

Ligas Acadêmicas

Para Leonardo Peris, técnico vinculado à Diretoria de Extensão da Proex, é importante a participação dos acadêmicos em ligas acadêmicas, pois possibilita a organização de grupos de estudos e pesquisas, o que também permite que a Proex encontre formas de apoiar ações similares. "O engajamento em ligas universitárias é uma forma de adquirir e exercitar o conhecimento que transcende o campo teórico, propiciando um aprimoramento das suas competências acadêmicas e profissionais, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ciente da importância de tais iniciativas, a Proex apoia e orienta a criação de ligas, visando contribuir com a formação dos nossos acadêmicos,” ressalta.

O presidente da Lies e aluno do curso de Engenharia Elétrica, Fabriciano Gomes, destaca que, “uma das finalidades da liga é procurar fazer o elo entre a pesquisa desenvolvida dentro do câmpus e a prática. A visita até o Centro Canguçu permitiu que conhecêssemos o funcionamento das placas solares, os inversores e baterias que estão entre os principais componentes de sistema solar fotovoltaico,” destaca.

Para solicitar instruções acerca da criação das ligas universitárias, os interessados podem entrar em contato por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3232-8260.

marcador(es): Geral,Home