Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de acompanhamento busca promover a saúde nutricional dos servidores
Palmas

Projeto de acompanhamento busca promover a saúde nutricional dos servidores

Por Bianca Zanella | Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 10h36 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 09h11

Um projeto piloto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) em parceria com o Curso de Graduação em Nutrição e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) pretende promover a saúde nutricional e a qualidade de vida de professores e técnicos-administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotados no Câmpus de Palmas e na Reitoria. A primeira fase do projeto consiste em um levantamento do perfil epidemiológico dos servidores, por meio de um questionário eletrônico, e já começou a ser executada.

Para participar, os interessados têm até o dia 26 de março para responder às 13 perguntas do formulário acessível aqui. Depois, devem agendar a avaliação inicial e retirar as autorizações para a realização de exames laboratoriais na Progedep, das 8h às 12h, ou no Laboratório de Nutrição, próximo ao Restaurante Universitário, das 14h às 17h30.

Após a etapa de mapeamento e triagem, os inscritos receberão orientações individualizadas para uma alimentação mais saudável, além de acompanhamento nutricional voltado para a prevenção e o controle de doenças crônicas. O trabalho vai ser desenvolvido pela equipe de saúde da Progedep e por bolsistas com a supervisão de professores do curso e nutricionistas profissionais.

"O nosso objetivo é avaliar o risco nutricional dos servidores e também oferecer uma contrapartida da pesquisa que gere benefícios para a saúde do público interno da Universidade", diz a nutricionista e pesquisadora Elisama Lopes, que é servidora da UFT, mestranda do PPGCS e uma das responsáveis pelo projeto.

"É fundamental que as pessoas busquem aprender sobre nutrição e que busquem um acompanhamento mais individualizado. Isso é importante principalmente no contexto atual, quando a mídia divulga tantas informações generalizadas e que nem sempre têm embasamento científico", alerta a nutricionista, que destaca a relação entre boa alimentação e qualidade de vida.

A expectativa da Progedep é de uma adesão de pelo menos 50% dos servidores lotados em Palmas. "Nós gostaríamos e temos condições de incluir todos no projeto, e esperamos ter um bom feedback a partir do lançamento desta iniciativa", diz a pró-reitora Erica Dantas.

Ela explica que o projeto faz parte do desenvolvimento de um programa mais amplo voltado para a atenção à saúde dos servidores, e que a pró-reitoria sempre busca recursos e parcerias para viabilizar a expansão das ações para os demais câmpus. "Em Palmas isso está sendo possível graças aos cursos da área da saúde. A ideia é que em breve, além do atendimento nutricional, tenhamos também médicos e enfermeiros disponíveis no câmpus para a realização de pequenos atendimentos, requisição de exames etc.", antecipa.

Mais informações sobre o projeto de nutrição podem ser obtidas na Progedep, pelo telefone (63) 3232-8040, ou com a nutricionista Elisama, pelos telefones (63) 3232-8263 e 98406-5126.