Página inicial > Últimas Notícias > Capes aprova criação do Mestrado em Química no Câmpus de Gurupi

Capes aprova criação do Mestrado em Química no Câmpus de Gurupi

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 15h21 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 17h12

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um Mestrado para a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (7), com a criação do Programa de Mestrado em Química, no Câmpus de Gurupi.

O Mestrado em Química é o primeiro da área a ser aprovado no Estado do Tocantins e tem como objetivo oferecer aos pós-graduandos uma formação profissional com perfil para atuar em ensino, pesquisa e desenvolvimento em Química.Além das disciplinas tradicionalmente oferecidas nos cursos de pós-graduação com formação generalista em Química, o curso oferecerá disciplinas com conteúdo tecnológico e ambiental de alto nível.

De acordo com o professor Douglas Henrique Pereira, coordenador do Programa, o Mestrado possibilitará ao egresso contribuir com pesquisas consistentes voltadas ao desenvolvimento tecnológico, valorização da sociedade, exploração da biodiversidade, controle da poluição e caracterização dos recursos hídricos e minerais inseridos no contexto da região norte do Brasil. "Esse mestrado é a realização de um sonho traçado inicialmente pelos professores do curso de Química Ambiental, visando dar mais uma oportunidade para os nossos egressos,” explica.

O professor Lucas Samuel dos Santos, coordenador do curso de Química Ambiental, declarou a importância desse programa: "O Mestrado contribui para o fortalecimento do curso de graduação em Química Ambiental e do Câmpus de Gurupi. Trata-se de uma vitória que só foi alcançada devido ao esforço conjunto dos professores do nosso curso", comemora.

O Mestrado em Química oferecerá, inicialmente, seis vagas por semestre, buscando atender aos alunos das regiões próximas. O Programa apresenta duas áreas de concentração: Química Analítica/Ambiental e Química Orgânica, com três linhas de pesquisa, duas na área de concentração Química Analítica/Ambiental as quais são: a) Controle e Remediação Ambiental e b) Educação em Ciência Ambiental e uma na área de concentração Química Orgânica que é Química de Produtos Naturais.

O primeiro processo seletivo para o Mestrado deve ter inicio no primeiro semestre de 2017.

marcador(es): Gurupi