Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aprovado mestrado sobre Demandas Populares e Dinâmicas Regionais
Início do conteúdo da página
Araguaína

Aprovado mestrado sobre Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016, 17h23 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 10h46

Com oferta prevista de dez vagas para 2017, o Câmpus de Araguaína terá mais um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado). O novo curso foi aprovado com nota 3 e será sobre Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, dentro da área de avaliação Planejamento Urbano e Regional/Demografia. A divulgação da aprovação pela  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ocorreu no último dia 21 de outubro. Segundo o professor Miguel Pacífico Filho, que também coordenará o curso, o mestrado terá duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Tecnologias Sociais e Vulnerabilidade e Dinâmicas Regionais.

A aprovação do curso de mestrado na Capes foi durante a 166ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 26 a 30 de setembro de 2016, em Brasília. Segundo o coordenador, agora serão realizadas reuniões no sentido da organização do edital para a primeira seleção dos alunos.

"O curso estrutura-se em torno das discussões envolvendo o marco conceitual de vulnerabilidade social. Caracterizar as demandas populares e as vulnerabilidades sociais dentro das dinâmicas regionais do Norte do Brasil é condição para análise, compreensão e instalação de políticas sociais e educativas, bem como de intervenções, no sentido de reverter e/ou prevenir fatores de entraves sociais", resume o coordenador, destacando os aspectos investigativos específicos em torno das demandas populares e dinâmicas regionais e também na visualização de fatores que favoreçam a superação das questões que entravam a superação da vulnerabilidade.

O novo mestrado reunirá professores de cinco cursos de dois câmpus da UFT. De Araguaína, serão três professores do curso de Letras, quatro professores do curso de Biologia, um professor do curso de Geografia e um professor do curso de Gestão de Cooperativas; do Câmpus de Palmas, um professor do curso de Administração comporá o corpo docente do novo mestrado.

Saiba mais
Linhas de pesquisa
Desenvolvimento e Tecnologias Sociais: estudos técnicos metodológicos que possibilitem a construção de ferramentas de análise, intervenção e compreensão do ambiente natural e urbano, da subjetividade humana, das formas de trabalho, da gestão e da produção de populações urbanas e ou rurais vulneráveis. Incluem-se os estudos sobre recursos naturais, manejo sustentável, aspectos psicológicos da vulnerabilidade, agricultura familiar, organicidade do trabalho, gestão social e economia solidária, a fim de subsidiar olhares e tecnologias sociais para as populações estudadas. Essa linha pressupõe o envolvimento acadêmico e dos grupos estudados, de forma dialógica, a fim de pensar a realidade social, seus determinantes e entraves, bem como, possibilidades, formas de superação que proporcionem tanto a elaboração de tecnologias sociais quanto aquilo que possa gerar desenvolvimento local e regional, integrado, sustentável e aplicado a diversos setores, como meio ambiente, educação, políticas públicas e comunidades. Nessa perspectiva, são valorizados saberes populares, saberes da prática cotidiana, incentiva as práticas sociais participantes e coletivas, produzindo e socializando conhecimentos que permitam a construção social e o desenvolvimento.

Vulnerabilidade e dinâmicas regionais: estudos que objetivem elucidar demandas, características e potenciais sobre populações vulneráveis de áreas urbanas e rurais, no que se refere a espacialidade, historicidade, olhares sociais, artísticos, e educacionais, tanto do ponto de vista formal como não formal. Os estudos terão como ponto comum a população, permitindo uma gama de trabalhos que possam subsidiar políticas públicas que auxiliem na reversão da vulnerabilidade e do sofrimento humano, bem como em intervenções capazes de afirmar a construção de novas narrativas, identidades histórico-sociais e permitam a visualização de novas socialidades. Entende-se que pesquisas, interdisciplinares voltadas para a vulnerabilidade social e a compreensão dessas, nas dinâmicas regionais, permitem entender e implementar ações que possibilitem a superação da exclusão e a constituição de mecanismos que levem ao desenvolvimento da região.

Confira o documento divulgado pela Capes, aqui.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,PPGDire
Fim do conteúdo da página