Página inicial > Últimas Notícias > Avaliação institucional: momento de opinar sobre a Universidade

Avaliação institucional: momento de opinar sobre a Universidade

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016, 09h01 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 15h55

Chegou o momento para a comunidade acadêmica opinar sobre a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa elaborada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFT está disponível no período de 04 de novembro a 10 de dezembro. Neste ano, o objetivo é avaliar o desenvolvimento institucional e as políticas acadêmicas da instituição. Os dados servirão para que os gestores planejem suas ações levando em conta a opinião dos diferentes públicos da Universidade.

Benefícios para a comunidade

A professora da UFT e presidente da CPA, Clarete de Itoz, explica que a avaliação institucional dá a oportunidade para a comunidade participar no processo de planejamento e gestão. Quando isso acontece, segundo a professora, os benefícios são muitos. “Há melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na UFT, aumenta a eficácia de processos de planejamento institucional, visando a efetividade social e acadêmica da Instituição, aprofunda compromissos e responsabilidades da gestão acadêmica, por meio da valorização da missão institucional, promove a democratização da opinião acadêmica sobre os valores da instituição, afirmando a autonomia e a identidade da Instituição”, pontua.

Clarete - 'Temos que ter a consciência que ao participar, além de estarmos exercitando o legítimo ato democrático de avaliar a Instituição também estamos colaborando para a melhoria' (Foto: arquivo pessoal)Clarete - 'Temos que ter a consciência que ao participar, além de estarmos exercitando o legítimo ato democrático de avaliar a Instituição, também estamos colaborando para a melhoria' (Foto: arquivo pessoal)E se não houver participação?

Clarete ressalta que a comunidade é quem mais se prejudica quando deixa de opinar. “Temos que ter a consciência que ao participar, além de estarmos exercitando o legítimo ato democrático de avaliar a Instituição, também estamos colaborando para a melhoria das condições de oferta do ensino, da pesquisa e da extensão”, frisa. A presidente da CPA ainda acrescenta que a pesquisa revela o olhar da comunidade sobre a gestão de processos e procedimentos acadêmicos.

Participe!

A pesquisa é sigilosa. A professora Clarete lembra que, com o acesso (login e senha), não existe a possibilidade de se conhecer a particularidade das respostas.

Acesse o link da pesquisa aqui.