Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Tocantinópolis lança projeto de promoção à saúde do idoso

Câmpus de Tocantinópolis lança projeto de promoção à saúde do idoso

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2016, 16h00 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 17h27

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, lançou o projeto de extensão “Atividade Física e Cognição: Promoção da Saúde do Idoso". Idealizado pelos cursos de licenciatura em Educação Física e Pedagogia, através do Grupo de Estudos em Envelhecimento Humano (Progero), o projeto tem como objetivo a implementação de atividades físicas associadas à cognição para idosos do município de Tocantinópolis, com o objetivo de melhorar a autoestima e qualidade de vida dos participantes, bem como obter reflexos esperados na saúde e na educação.

Durante as atividades serão desenvolvidas diversas modalidades, dentre elas o acompanhamento farmacoterapêutico, atividades físicas, oficinas de memória, dança, leitura, higiene, primeiros socorros, alimentação saudável, direito da pessoa idosa, entre outras.

Os encontros ocorrem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), no Câmpus da UFT em Tocantinópolis, no horário das 8h às 9h e das 16h30 às 17h30. Ao longo das aulas, os participantes serão acompanhados por profissionais de educação física, pedagogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

Além da Prefeitura, o projeto conta com o apoio do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social de Tocantinópolis.

Projeto de Extensão Atividade Física e Cognição em Tocantinópolis. Foto: Dirceu LenoProjeto de Extensão Atividade Física e Cognição em Tocantinópolis. Foto Dirceu Leno
“Temos um compromisso muito grande com os idosos. A Universidade é um espaço que não é só dos jovens, é um espaço do idoso também. É com esse objetivo que estamos começando mais uma batalha que não vai ser fácil, porque, além de exigir tempo e dedicação, vai exigir esforço de todos nós. Conseguimos agregar neste projeto, diferentes profissionais para discutir e pensar o envelhecimento de forma ampla. Por isso, vejo que este é um momento único e exclusivo dedicado à promoção da qualidade de vida do idoso”, destacou a professora e coordenadora do projeto, Fabíola Andrade.

Levar a comunidade para dentro da Universidade, essa é umas das propostas que o professor de Educação Física e coordenador do projeto, Fillipe Grangeiro, pretende desenvolver durante as atividades. “Essa é uma ação interdisciplinar onde trabalharemos em equipe, visando à promoção da saúde e educação para a melhoria da qualidade de vida, objetivando a autonomia e independência nas atividades da vida diária. A população idosa precisa estar ativa, trabalhando a mente, o físico e desenvolvendo o corpo, para que no futuro não estejam acamados, tristes e sem disposição. Estamos trabalhando em conjunto preocupados com a saúde e educação dos idosos. A Universidade é ensino, pesquisa e extensão, e este é um projeto de extensão que traz a comunidade para dentro da instituição visando o bem estar e cognitivo dos idosos, onde terão a oportunidade de mostrar para a sociedade, que a terceira idade tem muito a aprender e muito a ser doado, pois são pessoas de valores, no qual tem muito a ensinar para a sociedade tocantinopolina, para o Tocantins e para o Brasil”, frisou Filipe Grangeiro.

Com informações Ascom/ Prefeitura de Tocantinópolis

marcador(es): Tocantinópolis