Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT comemoram o Dia do Servidor Público

Câmpus da UFT comemoram o Dia do Servidor Público

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 17h06 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2016, 17h11

Nesta sexta-feira (28), é comemorado o Dia do Servidor Público, data instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Todos os anos, os câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizam programação especial a esses profissionais que dedicam seu tempo ao serviço prestado à sociedade. Confira:

Palmas
Em homenagem ao Dia do Servidor Público, ocorre na sexta-feira (28), às 17h, a 1ª Corrida da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento é direcionado a comunidade acadêmica de toda a universidade e ao público participante do Clube da Corrida da UFT.

De acordo com o diretor de assuntos comunitários, Dimas Magalhães, a proposta é incentivar a qualidade de vida, por meio de atividades esportivas.

A largada acontecerá na pista de atletismo e os participantes darão duas voltas em todo o Câmpus de Palmas, totalizando 4 km de corrida. Todos os participantes que completarem a prova ganharão medalhas, além de premiações para os primeiros colocados.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) e do grupo Saúde em Movimento.

Tocantinópolis
Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Gerência de Desenvolvimento Humanos (GDH) do Câmpus de Tocantinópolis da UFT realizou, nesta quinta-feira (27), os serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar para os servidores do câmpus.

Os testes foram realizados durante todo o dia por uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem do município de Tocantinópolis convidadas para participação na ação destinada aos servidores, terceirizados e demais interessados.

Aferição de pressão e teste de glicemia ao servidores do Câmpus de Tocantinópolis. Foto: DivulgaçãoAferição de pressão e teste de glicemia ao servidores do Câmpus de Tocantinópolis. Foto: Divulgação

Para a secretária executiva, Eveliny Almeida, a iniciativa é elogiável pois demonstra uma preocupação da instituição com a saúde do servidor. “Fazer os testes é importante porque pode ter algum servidor que não esteja atento à sua saúde e acaba descobrindo que precisa se cuidar. Achei legal porque houve uma interação do servidor sobre o tema saúde. Que essa iniciativa se repita,” ressalta.

“A iniciativa partiu da preocupação com a saúde dos servidores, pois na GDH recebemos muitos atestados e foi uma forma de verificar está constatação, ainda mais provocar o interesse do servidor em buscar informações sobre seu estado de saúde,” explicou Valdemy Leite de Castro, gerente de Desenvolvimento Humano no Câmpus de Tocantinópolis.

Araguaína
No Câmpus de Araguaína várias atividades direcionadas aos servidores vem ocorrendo esta semana. Na quarta-feira (26), foi o dia do “Café Solidário” na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), e nesta quinta-feira (27), o “Café Solidário” ocorreu na Unidade Cimba, Câmpus de Araguaína.

De acordo com Andréia de Carvalho Silva, servidora do setor de Recursos Humanos do Câmpus de Araguaína, no Café Solidário o servidor participa trazendo alguma coisa que poderá ser compartilhada com os demais. “Tivemos também música ao vivo com apresentação de servidores e alunos”, explicou.

Café da manhã solidário realizado no Câmpus de Araguaína pelos servidores. Foto: DivulgaçãoCafé da manhã solidário realizado no Câmpus de Araguaína pelos servidores. Foto: Divulgação
Já na segunda-feira (31), às 14h30, no Auditório II, Bloco C, unidade Cimba, o Setor de Ações em Saúde da GDH promoverá uma mesa-redonda  intitulada: "A saúde nos ambientes e espaços de trabalho". A mesa será composta por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Faculdade Católica Dom Orione.

Porto-Nacional
No Câmpus de Porto Nacional da UFT a programação é extensa com diversas atividades. As celebrações iniciaram, nesta quinta-feira (27), com a palestra “Burnout e Saúde Mental”, realizada pela psicóloga e servidora Karla Klein. Antes da palestra, os servidores apreciaram a apresentação do grupo Canto Coral da UFT.

Já no período da tarde, os servidores tiveram aferição de pressão arterial e teste de glicemia, cálculo do índice de massa corpórea (imc), alongamento, exposição e  degustação de suplementos, massagem, entre outras atividades.

A programação continua nos dias 3 e 4 de novembro, com três palestras direcionadas aos servidores do Câmpus de Porto Nacional. As palestras abordarão temas como procedimentos administrativos: atestados e licenças; intranet e site Uft; solicitação de serviços; férias e alterações; 13º; Sigep; aposentadoria. Lei dos professores: qualificação; progressão; professor convidado; professor substituto; funpresp. Lei dos técnicos-administrativos: incentivo a qualificação; progressão, etc.

Os demais câmpus não divulgaram programação para a data.