Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT ministra curso sobre PCR na Universidade Federal de Lavras

Pesquisador da UFT ministra curso sobre PCR na Universidade Federal de Lavras

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h41 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O pesquisador e professor Horllys Gomes Barreto, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Gurupi, ministrou, neste início do mês de abril, o curso de Análise da Expressão Gênica por PCR em Tempo Real, na Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Este foi o terceiro curso ministrado pelo Professor na Ufla. Na ocasião, ele realizou duas palestras, uma sobre “Considerações quanto ao desenho de primers” e outra abordando a “Análise da expressão gênica por PCR em tempo real”. Já a parte prática do curso contou com desenho de primers, extração de RNA, tratamento de RNA, síntese de cDNA e PCR em tempo real.

“É uma satisfação muito grande ministrar, pela terceira vez, o curso de PCR em Tempo Real para pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Lavras, pois a PCR é uma das técnicas mais importantes da biotecnologia e revolucionou a biologia molecular,” ressalta Horllys Barreto.

O curso contou com parte teórica e prática, com 40 horas de duração e 39 participantes. O objetivo foi capacitar os profissionais na área de pesquisa e diagnóstico e teve a presença de profissionais especializados, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Tocantins.

Saiba Mais - O PCR é uma Reação em Cadeia da Polimerase (‪PCR‬‬‬‬) que trouxe enormes benefícios e desenvolvimentos científicos como o sequenciamento de genomas, a expressão de genes em sistemas recombinantes, o estudo de genética molecular, a determinação rápida da paternidade e o diagnóstico rápido de doenças infecciosas.

Currículo - Horllys Gomes Barreto é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, possui mestrado e doutorado sanduíche em Biotecnologia Vegetal - West Virginia University/Universidade Federal de Lavras - WVU/UFLA. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, onde leciona no curso de Pós-Graduação em Biotecnologia e no Curso de Graduação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Tem experiência em melhoramento genético clássico (hortaliças e milho) e trabalha com identificação e caracterização de genes relacionados ao florescimento (café, alface e cana-de-açucar), construção de vetores de destino para transformação de plantas, embriogênese somática voltada para o estudo do legume modelo (Medicago), bem como transgenia (Tomate, Tabaco, Medicago e Arabidopsis). Desenvolveu parte do trabalho de mestrado e tese nos Estados Unidos (Universidade de West Virginia - Morgantown/WV).