Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT ministra curso sobre PCR na Universidade Federal de Lavras
Início do conteúdo da página

Pesquisador da UFT ministra curso sobre PCR na Universidade Federal de Lavras

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h41 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O pesquisador e professor Horllys Gomes Barreto, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Gurupi, ministrou, neste início do mês de abril, o curso de Análise da Expressão Gênica por PCR em Tempo Real, na Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Este foi o terceiro curso ministrado pelo Professor na Ufla. Na ocasião, ele realizou duas palestras, uma sobre “Considerações quanto ao desenho de primers” e outra abordando a “Análise da expressão gênica por PCR em tempo real”. Já a parte prática do curso contou com desenho de primers, extração de RNA, tratamento de RNA, síntese de cDNA e PCR em tempo real.



“É uma satisfação muito grande ministrar, pela terceira vez, o curso de PCR em Tempo Real para pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Lavras, pois a PCR é uma das técnicas mais importantes da biotecnologia e revolucionou a biologia molecular,” ressalta Horllys Barreto.

O curso contou com parte teórica e prática, com 40 horas de duração e 39 participantes. O objetivo foi capacitar os profissionais na área de pesquisa e diagnóstico e teve a presença de profissionais especializados, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Tocantins.

Saiba Mais - O PCR é uma Reação em Cadeia da Polimerase (‪PCR‬‬‬‬) que trouxe enormes benefícios e desenvolvimentos científicos como o sequenciamento de genomas, a expressão de genes em sistemas recombinantes, o estudo de genética molecular, a determinação rápida da paternidade e o diagnóstico rápido de doenças infecciosas.

Currículo - Horllys Gomes Barreto é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, possui mestrado e doutorado sanduíche em Biotecnologia Vegetal - West Virginia University/Universidade Federal de Lavras - WVU/UFLA. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, onde leciona no curso de Pós-Graduação em Biotecnologia e no Curso de Graduação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Tem experiência em melhoramento genético clássico (hortaliças e milho) e trabalha com identificação e caracterização de genes relacionados ao florescimento (café, alface e cana-de-açucar), construção de vetores de destino para transformação de plantas, embriogênese somática voltada para o estudo do legume modelo (Medicago), bem como transgenia (Tomate, Tabaco, Medicago e Arabidopsis). Desenvolveu parte do trabalho de mestrado e tese nos Estados Unidos (Universidade de West Virginia - Morgantown/WV).



registrado em:
Fim do conteúdo da página