Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína: Mestrado Profissional em Ensino de História é aprovado pela Capes

Araguaína: Mestrado Profissional em Ensino de História é aprovado pela Capes

Por Bianca Zanella | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2013, 16h21 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Com este, número de cursos de mestrado e doutorado ofertados pela UFT chega a 24

Foi aprovado na mais recente reunião do Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o curso de Mestrado Profissional em Ensino de História em rede, ancorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a participação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e outras 12 universidades do país. Com esta nova opção de pós-graduação, que deve disponibilizar 15 vagas no Câmpus de Araguaína, chega a 24 o número de mestrados e doutorados ofertados na UFT.

"O foco deste mestrado é a formação de professores, e toda e qualquer ação que fortaleça a Educação Básica no Brasil e no Tocantins é bem-vinda", afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Waldecy Rodrigues. "Já temos uma experiência bem sucedida de mestrado profissional em rede com o ProfMat, de Matemática, no Câmpus de Palmas, e acreditamos que em Araguaína esta iniciativa também será exitosa", acrescenta.

Onze professores da UFT farão parte do corpo docente deste novo mestrado, que será coordenado em nível local pelo professor Vasni de Almeida. Segundo ele, o curso será realizado na modalidade presencial e a principal diferença do mestrado em rede para os demais mestrados profissionais é a uniformidade do programa. "São três linhas de pesquisa e um programa único, elaborado pela UFRJ, que terá de ser seguido por todos os núcleos", explica.

Segundo o professor Braz Batista Vaz, que também integra o projeto, a expectativa é que o edital para a seleção do alunos seja lançado ainda em 2013. "Estamos aguardando as orientações da UFRJ", informa ele. A primeira turma deve ingressar em março de 2014.

Conforme o pró-reitor Waldecy Rodrigues, outras sete propostas de mestrado e doutorado da instituição estão em processo de avaliação na Capes e podem ser aprovadas ainda este ano.

"Essa nova aprovação e as propostas que temos submetido mostram o fortalecimento gradual, consistente e descentralizado da nossa pós-graduação", ressalta.

Propostas de pós-graduação submetidas pela UFT em avaliação na Capes:

- Mestrado Profissional em Educação, Democracia e Gestão Escolar (Câmpus de Arraias)
- Mestrado Acadêmico em Educação do Campo (Câmpus de Arraias e Tocantinópolis)
- Mestrado Acadêmico em Administração (Câmpus de Palmas)
- Mestrado Acadêmico em História (Câmpus de Araguaína)
- Mestrado Acadêmico em História (Câmpus de Porto Nacional)
- Mestrado Acadêmico em Aquicultura (UFT - Embrapa)
- Doutorado em Ciências do Ambiente (Câmpus de Palmas)

marcador(es): Araguaína,ProfHistória