Página inicial > Últimas Notícias > "Espaços Preenchidos de Vazio" no Corredor Cultural

"Espaços Preenchidos de Vazio" no Corredor Cultural

Por Taciano Gouveia | Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2013, 06h30 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
A partir das 19h30 desta quarta-feira (23), no hall do Bloco IV do Câmpus da UFT em Palmas (Bloco da Reitoria) ocorre o lançamento do CD "Espaços Preenchidos de Vazio", do compositor, regente e professor assistente do curso de Artes da universidade, Heitor Oliveira. A obra será lançada durante o primeiro Corredor Cultural de 2013. A produção do álbum foi patrocinada pelo Banco da Amazônia, com o apoio da Universidade Federal do Tocantins, Fundação Cultural de Palmas e Serviço Social do Comércio (Sesc).

O álbum é composto por 14 faixas que produzem uma experiência sonora que transita entre o erudito, o contemporâneo e o regional, elaborado segundo Oliveira, para proporcionar uma transformação musical. No CD se encontram 11 intérpretes, em cujas composições os instrumentos dialogam entre si, sem sequências óbvias que se desenvolvem fora de um ponto de referência claro nas faixas.

Divulgação O autor considera o seu trabalho como um projeto instrumental, embora em três faixas pode-se encontrar o poeta, Thiago Ramos, declamando suas poesias e trechos selecionados da Bíblia, “Talvez a ironia do poeta Thiago Ramos nos seja mais acessível do que a ironia de sábio Salomão”, descreveu o professor.

Contudo, Oliveira evita rotular sua obra, preferindo deixar que o ouvinte interprete o significado e a tendência das faixas do CD. Para o professor, a música é mais que uma experiência sensitiva, sendo quase uma relação espiritual onde interagem os sentimentos da alma humana.

O título, "Espaços Preenchidos de Vazio", foi inspirado numa exposição de mesmo nome do artista plástico, Antônio Netto, e para o autor reflete a intenção do projeto. “O que caracteriza este trabalho é a ideia de encontro das artes, como na música ‘Capitão Tijolo’, escrita para um violonista clássico e um violonista de chorinho, mas também a ideia de confusão e provocação”, disse Oliveira.

No lançamento do CD acontecerá uma exposição do artista plástico Antônio Netto, também responsável pelas ilustrações do encarte. O evento contará ainda com o lançamento 2013 da revista Aperitivos, do desenhista e cartunista Thiago Ramos (o mesmo que integra o CD).
marcador(es): Palmas