Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Incubadora de Empresas

Apresentação

A Incubadora de Empresas da UFT é um programa de extensão com o objetivo incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica por meio do provimento de infraestrutura básica compartilhada, de mecanismos de apoio à inovação e cooperação tecnológica, de qualificação técnica e gerencial do empreendedor. Além disso, o programa busca promover a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

 

Nossa Missão:

Viabilizar a criação e o desenvolvimento de novos negócios, a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Tocantins.

 

Nossa Visão:

Tornar-se referência na incubação de empresas e na difusão da cultura empreendedora no Estado do Tocantins.

 

Nossos Objetivos:

a) Proporcionar o desenvolvimento econômico e o aprimoramento dos recursos humanos da região, a partir da integração universidade-empresa; 

b) Promover estudos e pesquisas relacionados com o desenvolvimento local e regional; 

c) Possibilitar aos empreendimentos o uso dos serviços, infraestrutura e espaço da Incubadora, mediante objetivos, obrigações e condições estabelecidas no Contrato de uso do sistema de Incubação; 

d) Facilitar o acesso dos empreendimentos às inovações tecnológicas gerenciais e estimular o associativismo entre os empreendimentos e entre estes e os parceiros que apoiam a incubadora. 

e) Realizar cursos, seminários e treinamentos para o desenvolvimento de recursos humanos; 

f) Constituir-se um Centro de documentação para produzir, sistematizar e divulgar informações e conhecimentos técnicos e de alunos da universidade, em atividades dos setores econômicos; 

g) Oferecer subsídios para a atualização dos currículos dos cursos da universidade; 

h) Prestar serviços de interesse das entidades públicas e privadas mediante a elaboração e execução de projetos ou outras formas, pautadas em alternativas solidárias para a geração de trabalho e renda, agricultura familiar, envolvendo instituições, governos e movimentos sociais no Brasil e em outros países do mundo. 

Como funciona?

Incubadora de empresas é uma instituição que se destina a apoiar empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de seus empreendimentos – serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional.

Tem como modelo de negócios o apoio e o desenvolvimento de ideias e empreendimentos de base tecnológica, por meio do provimento de infraestrutura básica compartilhada, mecanismos de incentivo à inovação e cooperação tecnológica, qualificação técnica e gerencial do empreendedor, bem como promover a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras.

Todas as atividades da Incubadora de Empresas da UFT são baseadas nos Cinco Eixos propostos pela metodologia do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimento (Cerne) da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para ter seu empreendimento admitido como incubado ou empresa em incubação, os interessados participam de editais de seleção.

O Modelo de Negócio da Incubadora de empresas da UFT baseia-se em três programas relacionados à criação e viabilização de empresas:

  • Pré-Incubação – ideias e empreendedores que apresentem projetos que tenham potencial de negócios para a criação de empresas de base tecnológica.
  • Incubação – empreendimentos nascentes de base tecnológica, com foco na capacitação gerencial do empreendedor e no desenvolvimento econômico e financeiro de seu negócio.
  • Empresa associada – empreendimentos graduados da Incubadora de Empresas da UFT e outras empresas de base tecnológica, empresa convidada, com ênfase no fortalecimento da empresa no mercado por meio da inovação tecnológica e organizacional.

A Incubadora coloca à disposição dos empreendedores incubados instalações físicas compartilhadas como sala administrativa, de reunião e treinamento, além de equipamentos necessários ao desenvolvimento dos projetos de negócios, recepção, rede de internet e outros recursos e serviços complementares de consultoria e assessoria eventualmente subsidiados por parceiros, facilitando a interação efetiva com a Universidade e com outras entidades de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento.

Empreendimentos Incubados

CAS TREINAMENTO EM SAUDE EIRELI ME - finalizado

ONE PARKING - Finalizado

LAPEC - Soluções Ambientais - finalizado

CIÊNCIARTE - finalizado

NATURAL PREMIUM - finalizado
 

 

Parceiros

 

..




Contatos

Incubadora de Empresas (IE/UFT)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco C, Salas 2 e 3
Palmas/TO | 77001-090

E-mail:   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/incubadorapalmas

Coordenador: Prof. Delson Gomes -  (63) 99236-0261
Gestora: Maria Joaquina Barbosa Goulart -  (63) 98402-7412

Fim do conteúdo da página