Página inicial > Notícias > Notícias > Porto Nacional: Professor da Alemanha fala sobre o redescobrimento das comunidades tradicionais

Por Paulo Teodoro e Caroline Falcão | Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 22h44 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 16h39

O professor da Universidade de Kassel, na Alemanha, Dieter Gawora, estará presente nesta quarta-feira (21), às 14h, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, ministrando a palestra: “O Redescobrimento das comunidades: lugar e região na fronteira do capitalismo”. O evento ocorre na sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos teórico-metodológicos e empíricos atuais sobre as comunidades tradicionais, as fronteiras capitalistas e o cerrado.

Dieter Gawora é doutor em Sociologia do Desenvolvimento e possui anos de experiência em pesquisa sobre o assunto, tanto na Amazônia como no Cerrado, com ênfase nos temas: grandes projetos, gás natural, áreas indígenas, povos e comunidades tradicionais.

De acordo com Adão Francisco, professor do PPGG e coordenador do Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais (OPTE), o evento representa uma oportunidade de consolidação do Mestrado em Geografia, principalmente através do intercâmbio científico. "Esse é um momento para estreitarmos relações com pesquisadores da Alemanha. Os programas de pós-graduação da UFT, de um modo geral, necessitam estar inseridos em processos de internacionalização de pesquisas e experiências acadêmicas. O Programa de Pós-Graduação em Geografia de Porto Nacional está bem conectado a esta perspectiva; todos os nossos núcleos de pesquisa e laboratórios têm desprendido importantes esforços para isso", pontua o professor.

Adão ainda complementa que ações como essa têm ainda o intuito de fazer com que o curso alcance nota suficiente para conseguir a abertura do curso de Doutorado em Geografia.

Carolina Busch, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, reforça as palavras de Adão. “A vinda do professor Dieter Gawora é muito importante para a Universidade, pois irá fomentar o intercâmbio acadêmico-científico e estreitar os laços entre a UFT e a Universidade de Kassel, Alemanha”.

A palestra é destinada aos docentes e acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação da UFT, principalmente, do curso de Geografia, mas é aberta também para participação da comunidade em geral. "Eventos como esse são importantes instrumentos de interlocução da universidade com a sociedade, a qual não pode ser tolhida da participação, do conhecimento e do reconhecimento", complementa Adão.

marcador(es): Porto Nacional