Página inicial > Notícias > Notícias > Dia da Árvore: importância dessa riqueza natural

Dia da Árvore: importância dessa riqueza natural

Por Paulo Aires | Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h32 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 09h42

Vinhático, mangueira, jatobá, jenipapo, pequi, fava-de-bolota, ipê, estas são algumas das inúmeras espécies de árvores que conferem beleza, sombra e frutos nos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Uma data às vésperas da primavera, 21 de setembro é o Dia da Árvore. Conscientizar a população sobre a importância dessa riqueza natural é um dos objetivos dessa data. A UFT, desde sua origem, está comprometida com a causa  da educação ambiental.

O Tocantins pertence a uma região de cerrado que possui ampla diversidade de árvores nativas. As árvores do cerrado comportam características bem peculiares: casca volumosa, galhos retorcidos e poder de resistência ao período de estiagem e queimadas.

O diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da UFT, professor Aurélio Picanço, enfatiza que a  árvore tem uma enorme importância no contexto ambiental, tanto no macro quanto no micro ambiente: “A árvore é responsável pela influência direta no ciclo hidrológico; faz a  retenção da água nas suas folhas e caules; aumenta a umidade no ambiente de grande quantidade de árvores. No microambiente, mais ainda, devido a sombra que gera a possibilidade de mudança térmica nesse microambiente, controlando ou diminuindo as ilhas de calor”, afirma.

Segundo Picanço, a UFT tem um plano de ampliar o plantio de mudas, nos próximos quatro anos, em torno de 10 mil mudas distribuídas nos sete câmpus da Universidade; mudas frutíferas, principalmente mudas nativas do cerrado.

O acadêmico do 4º de Engenharia Ambiental, Eraldo Seixas, considera que “A árvore é importante para o planeta em geral porque ela é um grande captador de carbono e, além disso, tem uma importância ambiental no próprio clima. O clima está  muito associado com a proteção das árvores.”

Inúmeros são os benefícios proporcionados pelas árvores. Fornecem sombra e vivências aos humanos, pássaros e outros animais. E dão à natureza um toque de beleza nas paisagens naturais no campo e nas cidades. Ressalta-se também que existem espécies que contêm compostos que podem ser empregados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos.

Assim sendo, é fundamental que as árvores (as matas) sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam intensificadas. A proteção ao meio ambiente é tarefa de todos. É fundamental que cada um faça sua parte como dever de cidadania, dever ético. A UFT, por meio de sua ação educacional e de suas expedientes administrativos, está cada vez mais empenhada nessa importante causa, o respeito e a valorização das árvores, do meio ambiente.