Página inicial > Notícias > Notícias > Restaurante Universitário é reaberto em Araguaína com mais de 500 refeições servidas

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 05h16 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 09h42

Com 506 refeições servidas gratuitamente à comunidade acadêmica, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi reaberto para almoço no Câmpus de Araguaína nesta segunda-feira (19).

Reabertura do RU em Araguaína

A estudante Tainá Carneiro, do primeiro período de Zootecnia, comentou que a mudança será de bastante utilidade para ela e seus colegas. “A gente almoçava na lanchonete e gastava dez reais por refeição. Para ter comida mais barata, a gente precisava sair daqui. Espero que os alunos mantenham bem cuidado porque é um patrimônio nosso”.

O cardápio desta reabertura teve estrogonofe de frango, jardineira de legumes, batata palha, feijão, arroz, tomate, alface e cenoura cozida. Além de suco de goiaba e maçã de sobremesa. “Achei uma delícia! Superou minhas expectativas. Estava muito bom e tem uma variedade muito grande por um valor acessível”, acrescentou Tainá.

O RU tem potencial para oferecer 2 mil refeições, mas está adequado à comunidade acadêmica da unidade da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), totalizando 500 refeições diárias compostas por alimentos diversificados e equilibrados, incluindo frutas, legumes e sucos naturais. Tudo supervisionado pela equipe de nutrição.

Reabertura do RU em Araguaína (Fotos por Daniel dos Santos

Programa Nacional de Assistência Estudantil
O RU integra a política nacional do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implantada nas universidades a partir de 2010, na qual os estudantes têm acesso à alimentação com qualidade nutricional e parcialmente ou integralmente subsidiada pela instituição. O pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest), Kherlley Barbosa, destacou a importância estratégica desta política para a UFT. “Cerca de 70% dos estudantes da região norte do país têm renda familiar inferior a um salário mínimo e meio. Então, esta é uma medida de êxito para a permanência estudantil”.

A reitora Isabel Auler apontou que a reabertura do RU mostra o esforço que foi feito e ressaltou que a política estudantil deve ser preservada e aprimorada. “O RU é a demonstração da importância dos recursos do PNAES, política nacional de grande relevância. Assim, o aluno permanece na universidade e vai ter mais tempo para estudos, bibliotecas e socialização. O objetivo tem de ser levar isso aos outros câmpus e que também seja ofertada na unidade Cimba”.

Para os estudantes, o valor da refeição é 2,50 reais, para técnicos-administrativos e professores é de 5,80 reais e para o visitante é de 7,98 reais. A UFT disponibilizou o edital de bolsas para alimentação, que pode conceder bolsa integral ou 50% do valor ao estudante de baixa renda. As dúvidas podem ser tiradas junto à assistência social na unidade Cimba.

Carteirinhas
A antiga carteirinha para o RU continua valendo. Mas aqueles que não têm devem levar foto, comprovante de matrícula e documento pessoal com foto à sala de nutrição. No período enquanto for confeccionada, haverá uma autorização para os estudantes comprarem o vale para a refeição. Por determinação do MEC, todos os estudantes precisarão se recadastrar.

O diretor do Câmpus, José Manoel Sanchez, valorizou o esforço para a retomada do serviço para a comunidade, que estava parado desde o ano passado por desistência da empresa que havia vencido a licitação anterior. “Cuidem desse espaço. Ele é público. Então, ele é de todos nós”.

Extensão no atendimento ao Cimba
O vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, explicou que inicialmente, a reabertura do RU com a nova empresa responsável também previa o atendimento à unidade Cimba em Araguaína, e assim está licitado. Apesar de ainda não ter um espaço próprio para funcionamento, o RU serviria as refeições em um espaço locado próximo à unidade. No entanto, um decreto presidencial recente determinou a proibição de qualquer locação federal até o fim do ano. A UFT trabalha para providenciar esse espaço dentro da própria unidade Cimba.