Página inicial > Notícias > Notícias > Gurupi: Curso realiza introdução à Análise de Expressão Gênica por RNA-Seq

Gurupi: Curso realiza introdução à Análise de Expressão Gênica por RNA-Seq

Por Paulo Teodoro e Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 16h43 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 09h42

O Laboratório de Análises Moleculares (LAM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Gurupi, promoveu, entre os dias 12 e 15 de setembro, o I Curso de Análise de Expressão Gênica por RNA-Seq. O curso, que é o primeiro no Estado do Tocantins, teve como objetivo introduzir a técnica de RNA-Seq como ferramenta de análise genética para diversas aplicações na Biologia Molecular, apresentando os fundamentos da técnica, assim como as diferentes utilizações e métodos de análise.

No encontro, ministrado pela mestranda Pâmela Marinho Rezende da Universidade Federal de Lavras (UFLA), os participantes tiveram a oportunidade de ser apresentados a diversos conhecimentos, como introdução ao sistema operacional Linux, sequenciamento de RNA, montagem e mapeamento de reads e quantificação da expressão gênica.

A professora do curso de Agronomia da UFT, Susana Cristine, destaca que o curso foi de suma importância para agregar conhecimento, primordial para a competência no exercício da profissão. "Ter o conhecimento da técnica é de fundamental importância para o entendimento dos papeis da área e também nos permite sermos mais críticos na hora de avaliar a qualidade dos artigos. Além disso, é uma forma barata de se atualizar conhecimentos, algo necessário para nós professores", pontua Susana.

O acadêmico do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Sayron Lamounier, ressalta a relevância da técnica RNA-Seq e do curso. “O RNA-Seq é uma poderosa ferramenta, muito utilizada na área de Biologia Molecular, que permite realizar um estudo do nível de expressão dos transcritos gênicos com grande acurácia em plantas e em animais. A possibilidade de ter o primeiro curso sobre tal técnica aqui, na UFT de Gurupi, traz grandes benefícios para os alunos do curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia que podem entrar em contato com uma ferramenta que poderá ser usada tanto a nível acadêmico quanto a nível profissional", afirma Sayron.

O evento ocorreu no laboratório de informática do Câmpus Gurupi da UFT e contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais nas áreas de Biotecnologia, Engenharia Florestal, Biologia, Agronomia, Genética e áreas semelhantes.