Página inicial > Notícias > Notícias > I Encontro Interinstitucional de Educação e Cultura Kalunga segue até esta quarta-feira (21)

Por Lean Felipe e Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 13h04 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 09h42

Começa na próxima segunda-feira (19), o I Encontro Interinstitucional de Educação e Cultura Kalunga, em Campos Belos (GO). É uma ação didático-pedagógica e cultural conjunta, articulada entre a Universidade Estadual de Goiás, o Instituto Federal Goiano e a Universidade Federal do Tocantins, em parceria com as Associações Quilombolas situadas nos municípios de Cavalcante, Teresina, Monte Alegre e Campos Belos no estado de Goiás e Arraias e Paranã no estado do Tocantins.

O evento conta com apresentações culturais, oficinas, rodas de conversas e exposições fotográficas. Confira a programação completa:

O diretor do Câmpus de Arraias, Antonivaldo de Jesus participa da abertura junto com Adelino Machado (Diretor da UEG), Fabiano Arantes (Diretor do IFGoiano) e dos representantes das Associações Quilombolas. Ele nos conta que o evento surgiu por conta da localização estratégica das três universidades organizadoras inseridas em municípios do Território Kalunga e da necessidade de ampliação da interação, empoderamento e reconhecimento das expressões e representações culturais dos povos afrodescendentes. "O evento busca uma interação maior com as Comunidades Quilombolas permitindo que estas sejam protagonistas de suas Histórias e seus anseios” comenta Antonivaldo.

O I Encontro Interinstitucional de Educação e Cultura Kalunga vai até o dia 21 de setembro. O encerramento fica por conta de uma palestra do Professor Dermeval Saviani, filósofo e pedagogo brasileiro autor de mais de 15 obras relacionadas à políticas educacionais. Mais informações sobre o evento no site oficial www.encontrokalunga.ueg.br.