Página inicial > Notícias > Notícias > Portal da UFT mais dinâmico e convergente

Portal da UFT mais dinâmico e convergente

Por Aline Brito | Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 07h50 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 13h13

O Portal da Universidade Federal do Tocantins mudou. Com layout mais dinâmico, o novo formato contempla vídeos, link direto para a Rádio UFT FM (96,9), galeria de imagens, calendário de eventos, entre outras ferramentas. O trabalho de criação da página foi realizado pelas Diretorias de Comunicação e de Tecnologia da Informação da UFT.

A reitora da UFT, Isabel Auler, pontua que o Portal, além de atrativo, atende as recomendações dos órgãos de controle. “Nós ampliamos os espaços de acesso à informação e oferecemos mais formas de participação ao cidadão por fortalecer o canal da Ouvidoria, tornando ainda mais transparente as ações da Universidade”, frisa.

Para a diretora de Comunicação da UFT, Marluce Zacariotti, o portal permitirá uma melhor visibilidade das ações institucionais. “Procuramos deixar o site clean e convergente. Com o novo formato, pretendemos melhorar a navegação do portal e o acesso aos documentos. Ampliamos a divulgação dos eventos e humanizamos ainda mais as relações institucionais”, explica.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da UFT, Juliano Rios, o Portal da UFT segue a padronização estabelecida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. “A proposta é que essa padronização identifique o Portal da UFT como propriedade digital do governo federal, gerando credibilidade aos internautas”, enfatiza.

Expectativas
A estudante de Nutrição da UFT, Larissa Caroline da Silva Marinho, comenta que o site deve oferecer comodidade e praticidade aos usuários. “O que eu espero é que ele seja claro, dinâmico, de fácil acesso e que apresente as informações a respeito dos cursos de forma rápida e prática”, pontua.

Para a estudante de Jornalismo da UFT, Kezia Noá, além de chamar a atenção pelo design, a página deve ser capaz de levar informações de modo a satisfazer o usuário. “Se não for atrativo, o aluno, por exemplo, só vai acessar o site quando precisar de algum documento ou algo do tipo”, reforça.

Novo site tem novos recursos e é adequado para navegação em celulares e tablets

Novidades

Segundo Rios, entre os novos recursos, têm-se a adequação de navegação para dispositivos móveis, criação de ferramentas de busca específica para documentos, compatibilidade com legislação de acessibilidade. Outra novidade é o espaço exclusivo para divulgação de eventos. Para isso, é necessário que este seja institucionalizado ou cadastrado em alguma pró-reitoria, por exemplo.

Alunos, professores e técnico-administrativos poderão mostrar como levam o nome da Universidade para além do câmpus. A Coluna UFT será o espaço reservado para a divulgação dos que representam a Instituição de alguma forma.

O novo site conta também com uma agenda unificada, que contempla editais, eventos, prazos, de forma que se possa visualizar o que acontece na UFT por data, em cada câmpus.

Participação da comunidade acadêmica
A Diretora de Comunicação ainda comenta que a participação da comunidade acadêmica é fundamental nesse processo. “Nós queremos divulgar as ações da Universidade. É importante que as pessoas nos municiem com fotos e informações sobre os eventos ou ações que ocorrem dentro e fora UFT”, pontua.

Marluce ainda complementa que as pessoas podem enviar elogios, críticas ou sugestões para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. “A ideia é trabalhar colaborativamente para garantirmos a satisfação de todos”, acrescenta.

marcador(es): Rádio,Dicom,DTI,Portal