Página inicial > Notícias > Notícias > Gurupi: UFT realiza Curso de Análise da Expressão Gênica por RNA-seq

Gurupi: UFT realiza Curso de Análise da Expressão Gênica por RNA-seq

Por Elini Oliveira e Samuel Lima | Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 13h10 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Laboratório de Análises Moleculares (LAM) e a Incubadora de Empresas Habite do Câmpus de Gurupi promoverá o I Curso de Análise da Expressão Gênica por RNA-seq. O evento será realizado no Câmpus de Gurupi de 12 a 15 de setembro de 2016, com carga horária de 12 horas. É destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais, especialmente das áreas de Biotecnologia, Engenharia Florestal, Biologia, Agronomia, Genética e áreas afins.

O curso será ministrado por Pâmela Marinho Rezende (foto) que possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Lavras- UFLA e é mestranda em Biotecnologia Vegetal na mesma universidade. Pâmela conta que é um curso muito importante por poder ser utilizado nas grandes áreas voltadas para a biologia molecular. “Com o entendimento do transcriptoma, podemos interpretar os elementos funcionais do genoma, revelar os constituintes moleculares de células e tecidos nos diferentes estágios de desenvolvimento e principalmente compreender os componentes genéticos presentes no desenvolvimento de doenças”, ressaltou a pesquisadora.

O professor Horllys Gomes Barreto é coordenador do Laboratório de Análises Moleculares. Ele diz que é uma satisfação muito grande realizar um curso tão importante como esse na UFT. “O curso pode ser aplicado em diferentes áreas e sua  importância para os estudos genéticos em microrganismos, plantas, animais e em seres humanos é muito satisfatório, ainda mais quando sabemos que é primeira vez que será ministrado um curso como este no estado”, conta Barreto.

No programa do curso, serão abordados os tópicos: Sequenciamento de RNA, mapeamento e quantificação de reads, montagem de transcritos e expressão diferencial.