Página inicial > Notícias > Notícias > Etapa regional da Maratona de Computação ocorre neste sábado (10) na UFT

Etapa regional da Maratona de Computação ocorre neste sábado (10) na UFT

Por Patrícia Paiva e Caroline Falcão | Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 17h31 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O próximo sábado (10) promete ser competitivo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Neste dia ocorre a etapa regional da XXI Maratona de Programação. A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). Na ocasião, treze alunos do curso de Ciências da Computação da UFT estarão em busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

Os alunos estão divididos por time, sendo os competidores regionais da UFT : Equipe "Ada" -  Lorraine Bispo,  Rosivânia Batista, Amanda Louzada; Equipe "C de Cilada" -   Herinson Rodrigues, Leonardo Costa, Francisco Neto; Equipe "code_builders" - Suayder Costa, Jonatha Varjão, Karliwson Sousa, Gabrielle Azevedo; Equipe "valar Programmis" - Cézanne Alves, Matheus Pedroza e Felipe Barbosa.  Esses estudantes tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Eles terão à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Lorraine Patiele é do curso de Ciências da Computação da UFT, e explica que sua equipe tem se preparado há um tempo, mas, nesta primeira participação na maratona, o objetivo é ganhar experiência. Lorraine conta ainda, orgulhosa, que sua equipe é a única da Universidade formada apenas por meninas. "Esperamos ter um bom desempenho e quem sabe representar a Região Norte na próxima fase da maratona", ressalta.

A competição é dividida em três fases: regional, nacional e mundial. A fase regional abrange diversas regiões do Brasil e será realizada no dia 10 de setembro de 2016 em diversos estados do país, em um total de 51 sedes. A fase nacional será realizada na cidade de Belo Horizonte - MG, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016. E a fase mundial será realizada no ano de 2017, com data e local ainda a serem definidos.

O professor Tanilson Dias, com apoio dos demais professores do Colegiado de Ciências da Computação, têm um projeto para treinar esse alunos, intitulado como Treinamento e Preparação de Equipes para Maratona de Programação 2016. "Concomitante à boa classificação das equipes da instituição na competição, o curso de Ciências da Computação da UFT vem adotando estratégias para preparar melhor suas equipes para participarem desse tipo de competição. Essas ações encadearam, no início de 2016, o projeto de extensão já citado, treinamentos, além de competições internas," pontua Dias.

Treinamento para as maratonas

Organização regional
A etapa regional da Maratona de Programação será realizada no Câmpus de Palmas da UFT, organizada pelos docentes do curso de Ciências da Computação, professores Tanilson Santos, Glenda Botelho e Anna Paula Rodrigues, e acadêmicos do Centro Acadêmico da Ciências da Computação, sob a coordenação do professor Ary Henrique Oliveira. Na regional do Tocantins, sede Palmas-TO, seis equipes se inscreveram, sendo quatro da UFT e duas da Fundação Unirg de Gurupi. As seis equipes estarão disputando uma vaga na supersede da Região Norte, concorrendo com equipes das Universidades do Acre, Amapá, Pará e Rondônia. A competição será realizada nas Salas 01 e 02, Bloco D (Anfiteatro), no Câmpus de Palmas da UFT.

Maratona de programação
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM International Collegiate Programming Contest e, é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano ocorre a 21ª edição da Maratona. Saiba mais!