Página inicial > Notícias > Notícias > Dia do Administrador: a escolha pela formação e o mercado profissional

Dia do Administrador: a escolha pela formação e o mercado profissional

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 17h43 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Profissional capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição, o Administrador é responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros. No dia 9 de setembro é lembrado como o Dia do Administrador, data esta escolhida devido à assinatura da Lei nº 4769, de 1965, que criou e regulamentou a profissão.

E nesta data, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) parabeniza a todos os profissionais e acadêmicos da Administração e fala de alunos que escolheram o curso e sobre áreas de atuação e o mercado profissional.

Perfil do profissional
Quem quer seguir a carreira de administrador deve ter várias habilidades, e esse conhecimento deve-se iniciar na formação acadêmica. A professora do curso de Administração da UFT, Suzana Gilioli, diz que a formação deve levar em consideração os inúmeros fatores que envolvem o ambiente em que esse profissional vai atuar. “Além das áreas básicas da organização (Gestão de Pessoas, Financeira, Marketing, Produção, Cadeia de Suprimentos, além de outros processos essenciais), ele precisa se atentar para questões como Responsabilidade Social, Ética, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo, Excelência em Gestão, Inovação e vários outros grandes temas que não eram incluídos em sua formação há um tempo, pois não se tinha um cenário tão dinâmico”, explica Suzana.

A Professora ainda acrescenta que o profissional precisa conhecer outras áreas que se relacionam com a Administração, como Direito, Economia, Contabilidade, etc. “É importante também que sua formação alie teoria e prática, podendo vivenciar situações reais para melhor assimilar o mercado”, ressalta.

Turma de calouros do curso de Administração 2016.1

A escolha do curso
A escolha por um curso na graduação, às vezes, pode ser um desafio, mas, para outros, pode ser uma questão de afinidade. Esse foi o caso do acadêmico de Administração da UFT, Marcos Jhones Santos, que está no 4º período. “Eu escolhi Administração por ter afinidade com a área e por ser um curso amplo que trás diversas possibilidades de atuação no mercado”,  explica.

Já a acadêmica do 7º período, Marina Ponce, a administração veio do fato de que toda pessoa vive e precisa constantemente estar administrando algo, seja o tempo, a família, os amigos, o trabalho, a faculdade, o dinheiro entre tantas outras atividades .  “Acredito que a vida é uma inter-relação de organizações que precisam ser gerenciadas, não somente como ciência, mas como arte”, acrescenta Marina.

Atuação profissional
Após a formação, um dos primeiros desafios dos egressos é o mercado profissional, e nessas horas surgem às dúvidas. Para a professora Suzana Gilioli, um bom profissional precisa ter conhecimento. “Além de uma formação sólida, ele precisa buscar constantemente sua atualização, pois o mercado muda rapidamente, e o profissional precisa oferecer ao mercado e ao cliente inovação constante. E para isso, precisa conhecer muito bem seu ambiente interno e externo. Só assim poderá planejar estratégias que realmente atendam aos objetivos traçados”, afirma.

Para o acadêmico Marcos Jhones Santos, a atuação no mercado, após sua formação, parece já estar bem definida. “Pretendo atuar prestando consultorias e assessorias a empresas e principalmente continuar na carreira acadêmica, lecionando na área e buscando alcançar os demais níveis de pós-graduação e pesquisa”, diz.

Nesta questão, a acadêmica Marina Ponce, ainda não definiu bem a área, mas acrescenta que pretende atuar como administradora, empregando as principais funções do Administrador, que são: planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização.

Para finalizar, a professora Suzana ressalta que os principais desafios estão relacionados ao dinamismo do mercado. “Hoje, as mudanças são constantes, o que exige do administrador agilidade para responder às necessidades dos clientes, à inovação dos produtos e às mudanças na tecnologia. O administrador que não estiver atento a essas mudanças perde negócios e clientes”, finaliza.