Página inicial > Notícias > Notícias > UFT lança Mestrado Profissional em Educação

UFT lança Mestrado Profissional em Educação

Por João Batista de Araújo e Caroline Falcão | Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 16h59 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Nesta terça-feira (16), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou mais um mestrado stricto sensu para a formação e qualificação de profissionais no Estado do Tocantins e Região. A novidade é o Mestrado Profissional em Educação, divulgado como parte da programação do IV Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação, que ocorre até o dia 19 de agosto, no Auditório do Bloco III, no Câmpus de Palmas.

Apresentação no IV Seminário de Educação (Foto: João Batista)Apresentação no IV Seminário de Educação (Foto: João Batista)

Para o professor e coordenador do Mestrado Profissional em Educação, Damião Rocha, a Região Norte ainda tem uma grande assimetria na pós-graduação, na pesquisa e na produtividade acadêmica, comparada com as regiões Sul e Sudeste que obtêm o maior número de recursos e volume de financiamento. "Portanto, ter um programa desse para a educação básica no Tocantins contribuirá para o fortalecimento e avanço da produtividade na educação, tanto dos nossos professores quanto do curso de Pedagogia nosso, aqui de Palmas, e dos demais cursos, porque os professores que fazem parte do colegiado do Mestrado Profissional estão em praticamente todos os câmpus da UFT", ressaltou.

Ainda de acordo com Damião Rocha, a diferença do mestrado profissional é que ele tem uma relação direta com a educação básica. "O público alvo são professores que trabalham com a gestão em educação e também nas escolas municipais e estaduais, e não possuem o interesse em serem docentes em universidades. Portanto, esse é o grande diferencial porque nós vamos trabalhar com pesquisa aplicada em sala de aula", explicou.

Ao todo, a UFT conta com 29 mestrados. Destes, 12 são profissionais, e, já possui, em sua relação de cursos, o Mestrado Acadêmico em Educação.

Edital
Conforme Damião, o lançamento do edital está previsto para publicação até o final deste mês, com inscrições abertas de agosto a novembro de 2016, com início das aulas em março de 2017. "Ao todo, serão 20 vagas: 10 para ampla concorrência e 10 para instituições cooperadas através de termo de convênio", acrescentou.

Professores e acadêmicos reunidos no evento de Lançamento do Mestrado Profissional em Educação. (Foto: Arquivo pessoal)Professores e acadêmicos reunidos no evento de Lançamento do Mestrado Profissional em Educação. (Foto: Arquivo pessoal)