Página inicial > Notícias > Notícias > Tocantinópolis: UFT lança 1ª edição da Revista Brasileira de Educação no Campo

Tocantinópolis: UFT lança 1ª edição da Revista Brasileira de Educação no Campo

Por Cynthia Mariah Barreto | Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2016, 09h37 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do curso de Licenciatura de Educação no Campo, com Habilitação em Artes e Música, Câmpus de Tocantinópolis, lança no dia 16 de agosto, a 1ª edição da “Revista Brasileira de Educação no Campo” (RBEC). A revista foi organizada pelos professores Gustavo Cunha de Araújo e Cícero da Silva. “Não temos dúvidas de que a revista, que é um periódico online, de acesso aberto e gratuito, portanto, com um alcance maior de pessoas, possa contribuir, efetivamente, para que o estudante possa se iniciar em pesquisas científicas e socializar seus trabalhos produzidos à comunidade.”, ressaltou Cunha.

A Revista Brasileira de Educação do Campo surgiu da necessidade de se ter um periódico científico institucional que pudesse socializar conhecimento científico a sociedade, principalmente no que concerne à Educação do Campo, área ainda bastante nova no âmbito da educação brasileira, porém, de extrema relevância. Além disso, é um veículo importante para que o conhecimento produzido nesse campo seja disseminado, ampliado e que contribua para que outras pesquisas acadêmicas possam ser produzidas.

Acadêmicos de Educação no Campo, Tocantinópolis (Foto: Gustavo Cunha)
O projeto da “Revista Brasileira de Educação no Campo” foi iniciado em abril de 2016, através de um diálogo com docentes do curso, depois disso foi submetido à proposta ao Colegiado do curso de Educação do Campo, que a aprovou. Em seguida a documentação foi encaminhada para a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e o periódico foi criado ainda em abril de 2016.

Para o professor Gustavo Cunha, a revista é uma porta de entrada para os estudantes iniciarem pesquisas cientificas. “É importante ressaltar que uma revista científica tem como principal objetivo produzir e socializar conhecimento científico, que possa fomentar debates e diálogos em torno de sua área de estudo, a partir de pesquisas teórica e/ou empíricas, contribuindo para o desenvolvimento de novas ideias, conceitos e discussão crítica, ou seja, que possam contribuir para o avanço do conhecimento”, destacou.

Submissão de artigos

A Revista Brasileira de Educação do Campo publica Artigos originais resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas, Dossiês Temáticos, Ensaios, Entrevistas e Resenhas a respeito de temas vinculados à Educação do Campo e que focalizem: História da Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Jovens e Adultos do Campo; Formação Docente; Povos Indígenas e Educação; Didática e Práticas Pedagógicas em Artes e Música; Arte na Educação do Campo; Interculturalidade na Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Questão Agrária e Campesinato.

Como a RBEC é um periódico científico eletrônico de acesso aberto e gratuito, seu público alvo são pesquisadores, professores, estudantes, gestores escolares, integrantes dos movimentos sociais do campo e qualquer pessoa interessada na temática.

Além de abrir chamadas de trabalhos ao longo do ano, a revista também recebe artigos em fluxo contínuo. Os artigos recebidos são avaliados por pareceristas e avaliadores ad hoc da área de conhecimento da revista, conforme Conselho Editorial. Caso sejam aceitos, são publicados nesse periódico. É importante destacar que a revista tem periodicidade semestral, portanto, publica duas edições por ano, sendo a primeira em junho e a segunda em dezembro.

Sobre a RBEC

A Revista Brasileira de Educação do Campo, pautada pela ética e profissionalismo de seus membros, se esforça para se tornar um importante veículo de comunicação científica brasileira, que visa à qualidade e relevância dos artigos nela publicados, bem como dos (as) autores (as) que nela publicam. Sua equipe editorial, formada por importantes pesquisadores nacionais e internacionais das áreas da Educação do Campo, Artes e da Educação, em geral, contribuem para que a revista busque essa qualidade científica almejada, fundamental para o avanço significativo da pesquisa educacional. Para acessar a revista clique aqui.