Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > Câmpus de Arraias recebe grupo da 15ª Expedição da Sociedade Brasileira de Espeleologia
Início do conteúdo da página

Câmpus de Arraias recebe grupo da 15ª Expedição da Sociedade Brasileira de Espeleologia

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 15h44 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Professores e acadêmicos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental do Câmpus de Arraias, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), receberam nesta semana um grupo de espeleólogos da 15ª Expedição Intergrupos Tocantins da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A equipe vem desenvolvendo, ao longo dos últimos onze anos, expedições com o intuito de fazer reconhecimento geral, prospecção, exploração, fotografia, cadastro e topografia no Estado.

De acordo com o coordenador dessa expedição, o professor Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, da Fundação Santo André (FSA), o foco da exploração são os municípios de Arraias e Aurora na região sudeste do Tocantins. “O potencial cultural e natural desses locais é elevado, porém, pouco explorado e estudado”, ressalta.

Conforme a professora Valdirene de Jesus, da UFT, o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental de Arraias teve conhecimento da expedição por meio da parceria com a Secretaria de Turismo de Aurora do Tocantins e, na ocasião, desenvolveu esse apoio à Expedição. “O objetivo com essa parceria é buscar ampliar as possibilidades e o potencial espeleológico da região por meio do Turismo”, explica.

Valdirene diz que a integração entre os alunos de diferentes cursos, instituições e universidades ajudam a compor uma rede de colaboração que tem como base a parceira e a troca de conhecimentos interdisciplinares que visam desenvolver novos caminhos para a pesquisa, extensão e ensino no Brasil. “A participação dos profissionais do Câmpus de Arraias do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental nas ações de prospecção da expedição aponta para a constituição de parcerias interinstitucionais para estudos espeleológicos na região e a realização de novas expedições”, acrescenta.


A Expedição aconteceu nos dias 11 a 13 de julho em Arraias, e as oficinas sobre espeleoturismo acontecem no período de 14 a 20 de julho, em Aurora do Tocantins.

As expedições de espeleocientífica têm apresentado estudos de geologia, biologia, arqueologia, paleontologia, além de ter como foco as ações de Educação Ambiental e Espeleoturismo. Como resultados dessas expedições já foram publicados diversos estudos e apresentações em congressos de espeleologia, paleontologia, biologia e geomorfologia, que podem ser acessados no site da SBE aqui.

O grupo da 15ª Expedição é composto por diferentes profissionais e estudantes de geologia, biologia, matemática, ciências ambientais, Turismo Patrimonial e Socioambiental, pertencentes ao Gesmar, Gels, Trupe Vertical, Egric, Ggeo, Greasb, Dolinas, TEG, LES/UFSCar, Espeleorio, SPEC, EGB, UFT-Câmpus de Arraias curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental e convidado o curso de Pedagogia, além de grupos espeleológicos que possuem interesse no potencial do estado e buscam aprofundar suas informações e registros.

Espeleologia - é a ciência voltada para o estudo de cavernas. Esta ciência busca conhecer e estudar a formação geológica das cavernas, meio ambiente onde estão inseridas, formas de vida que a habitam, características, formas de preservação, etc.

SBE - A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) é uma associação sem fins lucrativos, que congrega interessados na exploração, pesquisa e preservação de cavernas, assim como em todas as ciências e atividades correlatas ao meio ambiente. Fundada em 1969, a SBE incentiva, organiza e difunde todas as atividades relacionadas à espeleologia, seja no campo esportivo, social ou científico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página