Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > As opções na UFT para os interessados em Letras
Início do conteúdo da página

As opções na UFT para os interessados em Letras

Por Vitória Drechsler e Luana Nunes | Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2016, 17h07 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O profissional de Letras não só estuda a origem, estrutura e funcionamento de uma língua, mas a sua extensão e efeitos na sociedade. No dia 21 de Maio comemora-se o dia do Profissional de Letras, e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) não poderia deixar de celebrar a participação destes profissionais que estão nas graduações e prós-graduações da universidade.

A área de atuação é ampla, e pode variar desde edição, revisão, tradução, escrita, consultoria e crítica literária até modalidades pedagógicas e de docência. A universidade está relacionada com essas ações por meio dos câmpus de Araguaína, com os cursos de Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas, Língua Inglesa e Literaturas; Programa de Mestrado Profissional em Letras  (ProfLetras) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). No Câmpus de Porto Nacional, encontra-se os cursos de Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas, Língua Inglesa e Literaturas; Licenciatura em Letras-Libras; Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e Especialização em Ensino da Língua Inglesa. 

"Apesar de sermos um curso voltado para o ensino e a docência, alguns alunos partem para outras áreas, como tradução, edição, secretariado, e outros que demandem um bom português ou conhecimentos sólidos do inglês", destaca a coordenadora do curso de Letras em Porto Nacional, Marília Fátima de Oliveira. Ela ainda explica que o curso visa a melhoria no ensino do Estado através do compromisso dos alunos com a comunidade. Pioneira, a Licenciatura em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas do Câmpus de Porto Nacional foi criada em 1963, com curso voltado para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa na Educação Básica.

No mesmo Câmpus, desde 2015.1, é ofertada a Licenciatura em Letras-Libras, com habilitação para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira e segunda língua. De acordo com o coordenador do curso, Bruno Carneiro, atualmente o curso possui 54 alunos matriculados, sendo a maioria estudantes surdos. A proposta é produzir conhecimento em libras, legitimar a libras enquanto língua de instrução. "Dessa forma, cria-se um ambiente de conforto linguístico-cultural para a comunidade surda, bem como um ambiente de imersão a partir da diferença surda, para os alunos ouvintes do curso", afirma. 

 

Câmpus de Araguaína: a pós graduação como referência na região


"O ProfLetras apresenta um diferencial, todas as disciplinas estão relacionadas a saberes ligados diretamente à docência de língua e de literatura, orientadas pela dimensão da aplicação", comenta a coordenadora do ProfLetras, Luiza Silva. O Mestrado Profissional que é realizado no Câmpus de Araguaína, destina-se a docentes de escolas públicas graduadas em Letras, com vinculo efetivo na Rede Pública de Ensino. Mesmo que parta de Araguaína, o Mestrado já possui o diploma de 20 docentes, oriundos de outras cidades do Tocantins, sul do Pará e Maranhão. 

O Câmpus de Araguaína ainda conta com Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Criado em 2009, o programa é considerado a primeira Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado na área de Letras e Linguística do Tocantins. Nesse sentido a universidade comemora a participação desses profissionais pioneiros, que contribuíram e contribuem com a disseminação do conhecimento sobre Letras no estado do Tocantins. 

 

 Para mais informações sobre alguns de nossos cursos, acesse as páginas:

  • Araguaína

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL)

Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)

  • Porto Nacional


Licenciatura em Letras- Libras 

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) 

Especialização em Ensino e Lingua Inglesa 

registrado em:
Fim do conteúdo da página