Página inicial > Notícias > Notícias > Arraias: Acadêmicos avaliam perfil do público na Festa do Divino Espírito Santo em Natividade

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 16h16 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o objetivo de conhecer e avaliar o perfil do público participante da Festa do Divino do Espírito Santo em Natividade-TO, acadêmicos do primeiro período do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participaram de uma aula de campo no município.

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de maio por meio de entrevistas diretas, aplicação de questionários, fotografias e observação dos participantes, e contou com o acompanhamento das professoras Noeci Carvalho Messias e Ana Cláudia Sampaio, das disciplinas de Cultura e Arte Popular e Mapeamento Turístico em Comunidades Tradicionais, respectivamente.

De acordo com a professora Ana Cláudia Sampaio, a pesquisa permitirá gerar indicadores que possam traduzir a relação entre demanda turística e destino receptor, relativos ao período da Festa do Divino de 2016.

“O estudo da demanda e do mercado turístico pode ser de grande utilidade para o desenvolvimento de políticas públicas do setor e para a criação, atração e fixação de empreendimentos privados voltados para o turismo, setor esse que pode movimentar mais de 50 setores na sua cadeia produtiva. Como resultado espera-se que os dados coletados e as informações geradas neste estudo podem servir de base para o aperfeiçoamento da gestão do turismo municipal e regional, contribuindo para a organização do Festejo do Divino Espírito Santo de Natividade nos próximos anos”, comentou Ana Cláudia.

Já a professora Noeci Carvalho, ressalta que: “considero de fundamental importância possibilitar aos estudantes do curso de Turismo o acesso ao conhecimento dessas manifestações culturais a fim de que possam valorizar e respeitar a diversidade cultural do Estado do Tocantins”.

Pesquisa Festa Divino Espírito Santo em Natividade

Festejo
No Estado do Tocantins as homenagens ao Divino são realizadas em vários municípios, especialmente na região Sudeste. Em Natividade, a Festa constitui em um acontecimento da maior importância e é constituída de etapas distintas que se sucedem durante o ciclo de um ano.

É uma festa popular realizada com o apoio coletivo. Assim, colaboradores estão sempre presentes nos diversos momentos do evento. O ápice da festa aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, com apresentação de diversos rituais como: cortejos, procissões acompanhados pelos toques de tambores, bandas de música, fogos de artifícios e refeições coletivas em abundância.

Durante estes dois dias de festejos, em que aconteceram as festas do Capitão do Mastro e do Imperador do Divino Espírito Santo, o cenário dessa cidade se transformou em um espetáculo muito próximo do teatral, prevalecendo às cores vermelho e branco.

A festa em louvor ao Divino Espírito Santo acontece no dia de Pentecostes, 50 dias após o domingo de Páscoa e teve origem no arquipélago dos Açores em Portugal, por volta do século XIII. A partir daí o culto expandiu-se, inicialmente pelo território português (Aldeia Galega, Sintra, Tomar, Lisboa) e, posteriormente, acompanhou os portugueses nas terras conquistadas. No Brasil, foi introduzida, provavelmente, no século XVII.