Página inicial > Notícias > Notícias > Dia do Físico: curso da UFT possui importantes pesquisas na área

Dia do Físico: curso da UFT possui importantes pesquisas na área

Por Lean Felipe e Luana Nunes | Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 11h55 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

No dia 19 de maio é comemorado o dia do Físico, a data faz alusão ao ano de 1905, em que Albert Einstein publicou quatro artigos que revolucionaram o mundo no século XX. No primeiro artigo, Einstein explicou o efeito fotoelétrico. No segundo, ele evidenciou a existência de átomos. O terceiro introduz o conceito de relatividade, conhecido atualmente como "Teoria da Relatividade Restrita". E o último artigo trouxe a teoria da relatividade geral.

Os profissionais da física estudam fenômenos físicos de várias dimensões, desde a imensidão do cosmo às partículas subatômicas. Os físicos na indústria criam diversos materiais e produtos que facilitam o nosso cotidiano podendo atuar na educação, em museus de ciências ou de divulgação científica, lecionando disciplinas de Física em instituições de educação básica e desenvolvendo materiais didáticos (livros, revistas, guias de laboratório, websites educativos, e apostilas). Na física médica, são desenvolvidas tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para diagnósticos. Mas um dos maiores campos de trabalho destes profissionais é o ensino, já que para lecionar Física é preciso cursar uma licenciatura no curso.

Para atender esse nicho, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferece licenciaturas em Física. No Câmpus de Araguaína foi criado em 2007 o primeiro curso presencial. Ele se expandiu e está disponível  também na modalidade EAD em Araguaína, Gurupi e Palmas. Geralmente o curso possui a duração mínima de 4 anos (8 semestres). Existe também desde 2013, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Foto: Reprodução Facebook/ Centro Acadêmico de FísicaAcadêmicos durante o II Encontro de Física do entorno do bico do papagaio

O professor do curso de Física da UFT, Matheus Lobo conta que muitos alunos já saem do curso atuando. "Alguns de nossos formandos estão atuando como professores na rede pública e privada, outros terminando o mestrado e um deles, da primeira turma, está fazendo Doutorado em outro estado". Ele também explica que existem duas categorias de Físicos, o teórico e o experimental. O teórico trabalha com modelos matemáticos que descrevem a natureza e o experimental testa, em laboratório, teorias elaboradas pelo físico teórico.

O professor Matheus Lobo coordena o Laboratório Digital (Labid), em que são trabalhadas tecnologias voltadas para o ensino e pesquisa. As áreas de estudo são Teoria Quântica de Campos, Partículas Elementares, Física Biológica, Fundamentos de Mecânica Quântica e Ensino de Física.

No Labid também é trabalhado um projeto na área de Tecnologias Assistiva em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste projeto, um paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a mesma doença acometida pelo Físico Teórico de renome, Stephen Hawking, consegue, por meio do movimento da cabeça, acessar um computador conectado à internet, para estudar, ler e realizar atividades de lazer (ouvir músicas, assistir vídeos, etc), aumentando consideravelmente sua qualidade de vida. "O próximo objetivo do projeto é fazer com que pacientes em estados mais graves consigam ter controle total do computador apenas por meio do movimento da íris,  assim, o paciente conseguirá controlar o computador apenas pelo seu olhar." comenta o professor Matheus Lobo.

O LABID oferece ainda aulas virtuais de Física e Matemática, disponíveis em duas plataformas online, que podem ser acessadas aqui: CAFEQUANTICO e no YouTube. Já foram postados 134 vídeos com resoluções de exercícios, palestras e rodas de conversa.

Para a Coordenadora do Curso, Shirlei Nabararrete, "a física se trata de uma ciência que favorece a expansão do conhecimento sobre a dinâmica a que se sujeita o mundo, primordial para a inovação tecnológica".

Neste dia do Físico a UFT parabeniza todos os profissionais da área, que contribuem com o desenvolvimento local e do nosso país.