Página inicial > Notícias > Notícias > Calouros do curso de Medicina participam de trote solidário

Calouros do curso de Medicina participam de trote solidário

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 15h23 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Cerca de 40 acadêmicos, entre calouros e alunos do 3º período (turma XV), do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, participaram nesta semana de um trote solidário. O objetivo da ação é mudar o modelo de trotes realizados em algumas universidades e integrar veteranos com calouros.

Uma das principais ações realizadas foi a visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na quadra 706 Sul, em Palmas-TO, na quarta-feira (24). Na ocasião, os alunos promoveram um lanche e realizaram diversas dinâmicas como pintura e dança.

Acadêmicos de Medicina da UFT com alunos da Apae realizando um momento de pintura (Foto:  Divulgação/ Arquivo pessoal)Acadêmicos de Medicina da UFT com alunos da Apae realizando um momento de descontração (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)

Os calouros tiveram ainda uma recepção especial e realizaram um passeio pela UFT com a intenção de mostrar os blocos, localização de alguns setores, laboratórios e etc. Os novatos participaram também de uma aula motivacional, com apresentação do Centro Acadêmicos (CA), Coordenação de Curso e Ligas Acadêmicas.

Para um dos acadêmicos participantes e representante da turma XV de Medicina, Marcelo Augusto Martins Aires, a intenção é mudar o modelo de trote e promover uma sensibilização dos calouros com os alunos da Apae. “Todo semestre realizamos essas ações e pretendemos expandir mais, pois é uma forma de inserirmos o aluno novato na Universidade, dando um acolhimento e ainda praticando o bem ao próximo”, ressaltou.

Acadêmicos e alunos da Apae realizam pintura em cartazes (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)Acadêmicos e alunos da Apae realizam pintura em cartazes (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)
O curso de Medicina iniciou seu semestre letivo 2015.2 no dia 23 de fevereiro, devido ao fato do curso ter aprovado um calendário próprio para as turmas XIII, XIV, XV e XVI e as que ingressaram nesta semana, diferentemente das outras graduações do Câmpus de Palmas, que iniciam suas atividades no dia 15 de março.

Participantes do trote solidário do curso de Medicina da UFT (Foto: carolinefalcao)Participantes do trote solidário do curso de Medicina da UFT (Foto:arquivopessoal/ divulgação)