Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > HDT/UFT e parceiros realizam campanha preventiva na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota
Início do conteúdo da página

HDT/UFT e parceiros realizam campanha preventiva na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 09h13 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Palestras, orientações sobre prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e testagem para o HIV e Hepatite C, são algumas das ações realizadas na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína-TO, no último dia 17. As atividades foram desenvolvidas pela equipe do SAE-CTA e psicóloga, do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), em parceria com a equipe de Saúde da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UMANIZZARE).

Aconselhamento coletivo (Foto: Arquivo/HDT/UFT)
A campanha, intitulada “Fique Sabendo no Sistema Prisional” atendeu 29 pessoas privadas de liberdade da UTPBG e buscou abordar a necessidade do uso do preservativo em todas as relações sexuais, além de aconselhamentos individuais e as testagens realizadas pelo CTA do HDT/UFT, somando 116 procedimentos.

As atividades garantiram o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, com integração da equipe de colaboradores internos e externos do hospital, visando a integralidade do cuidado prestado ao público atendido e também proporcionou a continuidade das ações em IST/HIV/Aids pela Equipe de Saúde da UTPBG, entre outros pontos positivos, elencados no relatório.

Realização do Teste Rápido de HIV (Foto: Arquivo HDT/UFT)
Do HDT/UFT, participaram a enfermeira Milene Damous de Castro, a psicóloga da ouvidoria, Célia de Fátima Leal Figueiredo e a técnica de enfermagem, Maria Lina Braga Monteiro de Oliveira. Já os responsáveis pela ação na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota/UMANIZZARE foram a gerente técnica, Maria José Costa Ramos, o enfermeiro, Juliano Cézar Rocha e equipe.

O projeto “Fique Sabendo no Sistema Prisional” foi inicialmente desenvolvido no ano de 2013, com 240 testes realizados em 60 pessoas privadas de liberdade atendidas e a partir desta ultima ação, pretende dar continuidade aos atendimentos, durante o ano de 2016, conforme explica Zilene Santa Brígida da Silva, responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE) do HDT/UFT.

registrado em:
Fim do conteúdo da página