Página inicial > Notícias > Notícias > Dia do Engenheiro Civil: conheça a formação por trás das obras e projetos

Dia do Engenheiro Civil: conheça a formação por trás das obras e projetos

Por Elâine Jardim e Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 15h01 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro Civil, profissional este que trata da infraestrutura, habilitado para desenvolver projetos e construções de edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos e até mesmo propor novas soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade. E nesta data, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) aproveita para homenagear esses profissionais e falar um pouco sobre a formação de quem trabalha na área.

O curso de Engenharia Civil da UFT é um curso recente, criado em 2006 e autorizado em 2007, teve suas primeiras aulas em 2009, sendo que sua primeira turma se formou em novembro de 2014 e de lá para cá, alguns egressos se mantiveram no meio acadêmico fazendo parte do corpo docente da UFT e de outras universidades ou trabalhando em órgãos públicos, empresas privadas ou próprias, exercendo assim a multidisciplinaridade que a formação proporciona.

Para o professor da UFT, Rafael Amorim, o objetivo geral do curso é proporcionar uma formação acadêmica técnica onde o engenheiro civil possa entrar no mercado de trabalho preparado para atender às demandas da sociedade no que tange a área, formando assim um profissional com perfil generalista e com bases teóricas adequadas às exigências do exercício da profissão. "Nossos novos engenheiros deverão possuir capacidade técnica nas diversas áreas da engenharia aliado à capacidade de gestão, correta conscientização ético-profissional, bem como formação teórica-prática que lhes permitam a coordenação e execução de projetos e obras civis, em condição plena de segurança e qualidade, nas áreas de construção civil, estruturas, geotecnia, recursos hídricos e transportes. Sempre levando em conta a economicidade das obras e a inserção de novos materiais e tecnologias nos processos," afirma.

O Professor ainda acrescenta que o salário inicial para quem se forma, atualmente, é em torno de R$ 4.000 reais.  "O mercado de trabalho para o Engenheiro Civil está em constante crescimento, mesmo com a crise econômica mundial. O aluno, ao sair da graduação, encontra grandes oportunidades de trabalho com ótima remuneração", explica Amorim.

É neste mercado de trabalho promissor que o estudante do 9º período de engenharia civil da UFT, Rafael Amaral, escolheu ingressar no curso. "O estímulo partiu de dois tios meus que trabalhavam no ramo da construção civil e de dois amigos que já tinham ingressado na graduação. Isso me fez pesquisar e então percebi como o homem pode utilizar dos recursos naturais em favor da sociedade. A construção civil  me atrai bastante, mas desejo trabalhar com mais de um eixo para ter segurança e tranquilidade de optar por um caminho sólido e fazer uma escolha certa para o meu futuro", ressaltou.

A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Desta forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.