Página inicial > Notícias > Notícias > Fórum de Ações Afirmativas acontece entre os dias 25 e 27 deste mês

Fórum de Ações Afirmativas acontece entre os dias 25 e 27 deste mês

Por Jaqueline Moraes e Maria Tereza Lemes | Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2015, 18h00 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Debater, avaliar e compartilhar experiências é o objetivo do 1º Fórum de Ações Afirmativas no Tocantins, que acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre os dias 25 e 27 de novembro. O evento pretende discutir políticas cujo objetivo é assegurar o acesso a posições sociais importantes a membros de grupos que, na ausência dessa medida, permaneceriam excluídos. O encontro é aberto ao público.

O Fórum promoverá discussão entre vários setores da sociedade. “O evento vai articular o diálogo entre gestores das Instituições Públicas de Educação Superior (municipais, estaduais e federais), lideranças dos movimentos sociais e estudantis, pesquisadores e a sociedade civil em geral, todos envolvidos com a discussão de politicas de ações afirmativas, com o foco no ensino superior”, esclarece a professora Karina Almeida, do Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos.  O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e o Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos/Câmpus Universitário de Tocantinópolis.

O evento conta com a parceria do projeto Grupo Estratégica de Análise da Educação Superior (GEA - ES), desenvolvido pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Brasil) e apoiado pela Fundação Ford, pelo Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO).

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1FF4YTxhw1ZQ8j-aLDfrqhAiiks73ciYcWoSqWwuBsjk/viewform.

Confira a programação do Fórum:

25 DE NOVEMBRO

17h - Credenciamento

19h - Mesa de Abertura - Apresentação das instituições convidadas (UFT, IFTO, UNITINS, SEDUC) - Conferencista - Profº Dr. Sérgio Pereira dos Santos

21h - Coquetel

21h30 - Apresentação cultural

26 DE NOVEMBRO

8h30 – Os objetivos do Fórum - Profª Karina Almeida9h – Desigualdade social e Educação: gênero, raça, sexualidade, territorialidade no Brasil - Profº Dr. André Lázaro

10h30 – Apresentação das experiências das instituições convidadas (UFT, UNITINS, IFTO, SEDUC)

ALMOÇO

14h – Diálogos propositivos - Ações Afirmativas no Tocantins: políticas em curso - Mediação: GEA/UERJ/ FLACSO - Brasil

16h – Diálogos propositivos - Ações Afirmativas no Tocantins: políticas em cursoFormação de Grupos de Trabalhos Mediação: GEA/UERJ/ FLACSO-Brasil