Página inicial > Notícias > Notícias > Novembro azul na UFT

Novembro azul na UFT

Por Zeus Bandeira e Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 17h04 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica nos seus três seguimentos, professores, alunos e técnico-administrativos, em especial o público masculino, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) aderiu à campanha Novembro Azul que possui a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca)  a doença atinge 69 mil homens por ano.

O Câncer de Próstata é uma neoplasia maligna que surge com o envelhecimento. Ela acomete inicialmente a periferia da próstata, que é um órgão que fica entre a saída da bexiga e o início da uretra masculina, que tem função de produzir parte do sêmen. A doença surge devido a idade avançada, fatores genéticos em 18% dos casos, fatores hormonais e a mais recente descoberta de causamento: a alimentação.

Segundo o professor do curso de medicina da UFT, Dr. Itamar Magalhães, alimentos ricos em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras como o tomate diminuem o seu aparecimento. "Recentemente foi observado que câncer colorretal é diagnosticado em homens com dietas a base de carne processada, cuja fórmula foi modificada para melhorar seu sabor ou sua conservação," explica Magalhães.

O Professor  e médico reforça ainda a importância do exame, pois quanto mais cedo diagnosticado mais chances o paciente tem de ser curado. "O câncer de próstata possui cura desde que seja diagnosticado ainda no inicio do seu desenvolvimento para que sejam realizados os tratamentos corretos e erradicar as células cancerígenas," reforça Itamar.

Programação

Para lembrar e conscientizar sobre esta campanha, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progdep) está fechando uma programação especial que será divulgada em breve com atividades voltadas ao público masculino da Universidade.

Porém, a Progdep já lançou uma ação para divulgar a Campanha em sua rede social. O objetivo é que os servidores professores e técnico-administrativos de todos os Câmpus da UFT curtam a página da Pró-Reitoria e compartilhem o vídeo da Campanha em suas timelines, marcando ainda cinco servidores. A intenção é que as pessoas interajam com esta boa causa. Os participantes concorrerão a dois ingressos para o Cinemark. Participe! Acesse aqui.